Assista à íntegra da conferência de Sir Roger Penrose

Notícia
Notícias
terça-feira, 30 de novembro de 2021

Sir Roger Penrose durante encontro on-line

Mais conhecido por seus estudos matemáticos que provaram a relação direta entre os buracos negros e a Teoria Geral da Relatividade, e que lhe renderam o Prêmio Nobel de Física em 2020, as contribuições de Roger Penrose à ciência são inúmeras. Uma delas foi a tarefa ambiciosa de explicar cientificamente a consciência humana – assunto que é abordado com mais profundidade em seu livro Sombras da mente: uma busca pela ciência perdida da consciência, cujo lançamento foi marcado, no último dia 30 de novembro, por uma live com o autor, transmitida via Zoom e, agora, disponível no canal da Editora Unesp no YouTube. Assista à versão com tradução simultânea para o português ou a conferência no idioma original, em inglês.

Ao longo de mais de uma hora, Penrose discorreu sobre os conceitos que abordam seu livro e permeiam sua produção acadêmica. Segundo ele, nenhum computador, seguindo os princípios algoritmos, conseguirá alcançar uma consciência artificial, uma vez que a consciência humana opera em um nível mais profundo, a partir da matéria, do espaço e do tempo. Seria preciso lançar mão da mecânica quântica para compreender plenamente o funcionamento da consciência. Daí surgiu a teoria da consciência quântica, desenvolvida juntamente com Stuart Hameroff, do Centro de Estudos de Consciência da Universidade do Arizona (EUA), a qual propõe que as unidades menores do citoesqueleto dos neurônios – os microtúbulos – seriam os canais de transferência da informação quântica, a responsável pela consciência. No livro Sombras da mente, Penrose oferece uma argumentação mais poderosa e rigorosa sobre essa teoria.

A live foi uma coprodução da Editora Unesp e Blucher, editora especializada em publicações científicas, com apoio da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp. 

https://www.youtube.com/watch?v=LBNQO1giNjQ

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br