147 anos de HQs no Brasil

Notícia
Notícias
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Em 30 de janeiro de 1869 foi publicada na revista Vida Fluminense a primeira história em quadrinhos brasileira: As aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à corte, com desenhos de Angelo Agostini. A data foi instituída como Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos pela Associação de Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo. 

Desde então, a arte de narrar uma história por meio de sequências de desenhos ou figuras, se consolidou como uma forma de expressão no mundo contemporâneo. Para celebrar a data, a Editora Unesp destaca o livro História em Quadrinhos: Impresso vs. Web,  de Anselmo Gimenez Mendo. 

Ao detalhar o histórico das HQs e comparar com as nascidas após o surgimento da internet, o autor sintetiza o processo criativo e as implicações da web e da multimídia no desenvolvimento de novas técnicas pelos desenhistas. Faz isso a partir de análises da gestalt e da rede de computadores e utiliza exemplos e imagens de quadrinhos reais, tanto digitais quanto impressos.

Na publicação, é possível conhecer aspectos interessantes sobre o início das adaptações dos desenhos de um meio para o outro. No começo, os autores apenas enviavam suas histórias para a internet, sem adaptar suas páginas para a tela dos computadores. Com o passar o tempo surgem criações novas e inusitadas, como a absorção das possibilidades não-lineares, ou seja, múltiplas versões para uma mesma história e uma comunicação ampla com os leitores.