'4 Ases' recebe Roseli Tardelli, símbolo da luta contra a aids

Notícia
Notícias
quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Estima-se que, no mundo, mais de 40,1 milhões de pessoas morreram
por doenças relacionadas à aids desde o início da epidemia
(Foto: Depositphotos)

No dia 1º de dezembro, celebra-se Dia Mundial de Combate à Aids, oportunidade para conscientizar a sociedade e examinar a verdadeira situação envolvendo a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Apesar da existência de medicamentos que hoje permitem a quem contrair o HIV levar uma vida praticamente normal, a longa batalha pela conscientização de governos e indivíduos em relação à prevenção está longe de se encerrar e suas consequências persistem.

No Brasil, a luta pela conscientização e a preservação da vida tem um nome emblemático, que é a convidada especial do 4 Ases desta semana. Roseli Tardelli participa do programa para examinar a realidade e os cuidados que ainda exigem atenção das pessoas, da sociedade e das políticas públicas. Em 1994, quando não existia o chamado "coquetel" de drogas contra a aids, Roseli perdeu seu irmão, Sérgio Tardelli, em consequência da aids. Desde então, dedica-se a ações de comunicação e cultura ligadas ao tema, principalmente por meio de sua Agência de Notícias da Aids, que em 2023 completa 20 anos.

Mais de 800 mil pessoas recebem tratamento para aids no Brasil, com o número de novos diagnósticos ainda elevado: são cerca de 40 mil casos por ano, realidade pouco conhecida que faz da infecção viral um dos pontos nevrálgicos do sistema de saúde. Com uma série de demandas que exigem investimentos, políticas públicas e gestão, Humberto Casagrande examina a realidade e a gestão de um ‘cobertor curto’ para cobrir tantas frentes essenciais para a população.

Na pauta do jurista Walter Fanganiello Maierovitch estão os remanescentes e resistentes bolsonaristas, seus atos e manifestações antidemocráticos que em alguns casos assumem posturas ameaçadoras. São atitudes que deixam em aberto questões sobre as consequências que, por lei, deveriam ser impostas a quem desafia abertamente o que está na Constituição.

Por conta do jogo do Brasil na Copa do Mundo, o horário de exibição ao vivo foi antecipado para as 14h30 desta quinta-feira, 24 de novembro.

O 4 Ases conta com o apoio institucional da Fundação Editora da Unesp (FEU) e parcerias de conteúdo com o portal e a revista Imprensa e com o site Money Report. Todas as edições do programa podem ser conferidas nesta playlist no canal da Editora Unesp no YouTube.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

SIGA OS 4 ASES
YouTube:   YouTube.com/c/programa4ases
Facebook:  bit.ly/4AsesFacebook
LinkedIn:   bit.ly/4AsesLinkedIn
Twitter:      bit.ly/4AsesTwitter
Instagram: bit.ly/4AsesInstagram

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
imprensa.editora@unesp.br