A dramaturgia de Bertolt Brecht

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quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Bertolt Brecht © Regio Augsburg Tourismus GmbH

Bertolt Friedrich Brecht, nascido em 10 de fevereiro de 1898 em Ausburgo, na Alemanha, foi um dos dramaturgos e poetas mais destacados do século XX.  Além de compor peças como O Homem é um Homem, Mãe Coragem e Seus Filhos e A Vida de Galileu, Brecht foi responsável por aprofundar o método de interpretação do teatro épico, uma das grandes teorias de interpretação. Morreu em Berlim oriental em 15 de agosto de 1956.

 A Editora Unesp possui, entre seu catálogo, livros que fazem leituras sobre a obra de Bertolt Brecht. Os títulos estão com 20% de desconto até 14 de fevereiro. Saiba mais abaixo: 

Um capítulo da história da modernidade estética – 2ª edição 
Autor: Carlos Eduardo Jordão Machado | Páginas: 360 | De R$ 68 por R$ 54,40

A obra reconstrói o debate sobre a vanguarda artística que mobilizou em momentos e em registros diferentes os principais pensadores marxistas de língua alemã no século XX, situando o pensamento estético de autores como Lukács, Bloch, Adorno, Eisler, Benjamine Brecht. Nesta segunda edição, foram incorporados o capítulo “O ‘debate sobre o expressionismo’ como chave interpretativa da polêmica Adorno x Lukács”, além de novas traduções de Lukács, como o inédito“Discurso proferido por ocasião do funeral de Bertolt Brecht” e o ensaio de Adorno“Reconciliação extorquida”.  

Marxismo e crítica literária
Autor: Terry Eagleton | Páginas: 160 | De R$ 26 por R$ 20,80

O livro consiste em um criterioso e, ao mesmo tempo, conciso estudo sobre a relação entre o pensamento marxista e a produção artística. Ao longo da publicação, Terry Eagleton interpreta textos de Marx e Engels, bem como analisa o trabalho de autores como Plekhanov, Trotski, Lenin, Lukács, Goldmann, Caudwell, Benjamin e Brecht. Uma leitura de referência para a crítica literária. 

As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização
Autora: Natália Kneipp Ribeiro Gonçalves | Páginas: 132 | Download gratuito

O trabalho tem como objetivo analisar as ideias e proposições das peças didáticas do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), buscando possíveis relações entre tais textos, vistos em seus princípios didáticos, e as concepções que fundamentam o processo de alfabetização. Para a autora, o estudo é justificado pelo fato de que essa temática contribui para a compreensão dos processos pedagógicos, possibilitando a discussão das práticas educacionais na escola. A pesquisadora procede a um amplo estudo histórico e documental das peças, fazendo um levantamento dos princípios didáticos que elas contêm. Compõe em seguida um panorama das concepções em alfabetização no Brasil, recorrendo a trabalhos científicos, órgãos censitários e um debate entre três professoras que alfabetizam.  

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp