'A terra é redonda' destaca 'Vida em comum: ensaio de antropologia geral'

Imprensa
Imprensa
segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Diz-se que o homem é um ser social. Mas o que exatamente significa essa frase? Quais as consequências desta observação aparentemente banal, que não há um eu sem um você? O ser humano estaria condenado à incompletude?

O portal A terra é redonda destacou o livro Vida em comum: ensaio de antropologia geral, de Tzvetan Todorov, com uma resenha de Rodrigo Petronio. 

"A antropologia surgiu como ciência no século XIX. Contudo, ao longo do século XX, a partir de uma articulação de diversos ramos do conhecimento, criou-se uma vertente que passou a ser chamada de antropologia geral ou antropologia fundamental. Não se trata mais de analisar as variáveis culturais, mas de compreender algumas das estruturas fundamentais que determinam o ser humano como espécie, ou seja, como antropos", anota Rodrigo Petronio. "O filósofo, historiador e crítico literário búlgaro-francês Tzvetan Todorov adentra o coração desse campo interdisciplinar com Vida em comum: ensaio de antropologia geral, título que inaugurou a Coleção do autor na Editora Unesp."

Leia o ensaio na íntegra aqui.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br