Academias Internacional e Brasileira de Gastronomia premiam livro de Rosa Belluzzo e Leonardo Arroyo

Notícia
Notícias
terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A Academia Internacional de Gastronomia, entidade reconhecida mundialmente, fundada em 1983, com sede em Paris, e a Academia Brasileira de Gastronomia, conferiram o Prix de la Littérature Gastronomique 2015 para o livro Arte da cozinha brasileira, de Rosa Belluzzo e Leonardo Arroyo, publicado pela Editora Unesp.

Academia Internacional de Gastronomia premia livro de Rosa Belluzzo e Leonardo Arroyo

A outorga aconteceu no dia 25 de novembro de 2015, pela Academia Brasileira de Gastronomia, que conferiu seis honrarias a destaques da gastronomia brasileira durante recepção na Escola de Culinária Laurent:

Grand Prix de l’Art de la Cuisine: Chef Alex Atala

Prix Chef de l’Avenir: Chef Rodrigo de Oliveira

Prix au Sommelier: Chef Manoel Beato

Prix de la Littérature Gastronomique: Rosa Belluzzo e Leonardo Arroyo (in memoriam)

Prix Multimedia: Carlos Alberto Dória

Nomeação como Acadêmico Maestro da Arte: Chef Laurent Suaudeau

Premiação Academia Brasileira de Gastronomia

Rosa Belluzzo já foi agraciada com o mesmo prêmio em 2010 pelo livro São Paulo: memória e sabor, também publicado pela Editora Unesp em 2008.

Arte da cozinha brasileira

A obra é um dicionário singular, e não apenas por abarcar exclusivamente termos empregados na cozinha brasileira. Parte de seus mais de três mil verbetes sequer consta dos dicionários regulares da língua portuguesa, algo que, em si, o torna relevante para a história da cultura nacional. Várias dessas palavras foram pinçadas em dialetos indígenas e africanos e em documentos bibliográficos hoje raros, tarefa iniciada por Leonardo Arroyo nos anos 1960.

Recentemente, a pesquisadora Rosa Belluzzo incumbiu-se de revisar e complementar o trabalho de Arroyo, falecido em 1986, tarefa em que despendeu quatro anos: “Procurei arrematar definições incompletas, incorporar palavras que à época não eram usuais, acrescer novos sentidos para termos já utilizados; meu objetivo, enfim, foi revisitar o léxico compilado por Arroyo, preservando seu conteúdo, mas não descurando o presente e a própria dinâmica transformadora da língua e da cultura”.

Arroyo e Belluzzo expõem a evolução do vocabulário da culinária nacional, enfatizando suas particularidades, curiosidades e suas três principais matrizes culturais principais – europeia, africana e indígena. Como resultado, trazem à luz um rico e diversificado leque de expressões e da terminologia empregada na cozinha em todo o país.

Sobre os autores - Leonardo Arroyo (1918-1986) foi jornalista, contista, ensaísta, autor de livros infantis e poeta. Integrou a Comissão de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e dirigiu o Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo. A Editora Unesp também publicou, de sua autoria, Literatura infantil e brasileira (2011).

Rosa Belluzzo é bacharel em Ciências Sociais pela USP, pós-graduada em Cooperação Cultural Ibero-americana pela Universidade de Barcelona e pesquisadora na área de antropologia cultural e história da alimentação. De sua autoria, a Editora Unesp publicou São Paulo: memória e sabor (2008), ganhador do Prix de la Littérature Gastronomique 2010, e Machado de Assis: relíquias culinárias (2010), obra premiada com o Jabuti em 2011. 

TítuloArte da cozinha brasileira
Autores: Rosa Belluzzo e Leonardo Arroyo
Número de páginas: 336
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 78
ISBN: 978-85-393-0221-5


Assessoria de Imprensa da Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | bianka@pluricom.com.br
Elizandra Hengles | elizandra@pluricom.com.br
Katia Saisi | katiasaisi@pluricom.com.br
Gabriel Capucho | capucho@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom