Análise da poesia modernista resgata cultura brasileira do início do século XX

Notícia
Notícias
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Edição revista e ampliada de Poesia, mito e história no Modernismo brasileiro contextualiza questões históricas, sociológicas e literárias brasileiras

“Tupi or not tupi that is the question”. A célebre frase dita por Oswald de Andrade no Manifesto Antropofágico, em 1928, sintetiza um período histórico de extrema relevância para as artes e culturas no país: o Modernismo. É sobre este tema que a ensaísta, professora e poeta Vera Lúcia Oliveira retorna ao passado na segunda edição revista e ampliada de Poesia, mito e história no Modernismo brasileiro, publicado pela Editora Unesp. 

Fruto de pesquisa iniciada no âmbito do doutorado em Línguas e Literaturas Ibéricas e Ibero-Americanas da Universidade de Palermo, da Universidade Federico II e do Instituto Universitário Oriental, ambos em Nápoles, Vera Lúcia voltou-se à produção de Oswald de Andrade e dos poetas Cassiano Ricardo e Raul Bopp, que escreveram respectivamente Martim Cererê (1928) e Cobra Norato (1931). Ao analisar a poesia, carro-chefe da vanguarda na década de 1920 e um dos suportes da produção literária moderna, a autora demonstra que o Modernismo brasileiro, além de emancipar definitivamente as letras e as artes, encontrou sua especificidade ao realizar uma ampla investigação sociocultural, abordando classes marginalizadas. 

Ao mesmo tempo, a pesquisadora expõe os aspectos controversos do movimento modernista. Se por um lado há o elogio à colonização e ao nacionalismo pitoresco, de outro existe a imagem do “mau selvagem”, que resistiu à escravidão e à catequese. De acordo com Vera Lúcia Oliveira, a existência desses dois territórios opostos se associa para a criação dos elementos que constituem a poética e a consciência crítica do Modernismo.
Em um retorno ao passado, a autora faz uma contextualização de nossa história literária, desde as crônicas de viajantes até chegar ao momento revolucionário modernista. Desse modo, ao analisar a obra dos três poetas, estrutura questões históricas, sociológicas e literárias.     

Sobre a autora -  Poeta, pesquisadora e professora, é formada em Letras em 1981 pela Unesp, câmpus de Assis; licenciada em Línguas e Literaturas Estrangeiras na Università degli Studi di Perugia, e doutora em Línguas e Literaturas Ibéricas e Ibero-americanas pela Universidade de Palermo. De 1997 a 2008, ensinou Língua Portuguesa e Literaturas Portuguesa e Brasileira nos cursos de graduação e pós-graduação da Facoltà di Lingue e Letterature Straniere da Università degli Studi di Lecce (hoje Università degli Studi del Salento). Desde 2009, é professora dos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Letras e Filosofia da Università degli Studi di Perugia, onde leciona Literaturas Portuguesa e Brasileira e Tradução Literária.  Recebeu, em 2005, o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras com o livro A chuva nos ruídos (selo Escrituras).

Título: Poesia, mito e história no Modernismo brasileiro
Autora: Vera Lúcia Oliveira
Número de páginas: 354
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 56,00
ISBN: 978-85-393-0509-4