Assista à íntegra do debate 150 anos da Lei do Ventre Livre

Notícia
Notícias
terça-feira, 28 de setembro de 2021

Estudos colaboram para aprofundar aspectos múltiplos e complexos da escravidão de mulheres no processo de emancipação, tanto no Brasil como em outras sociedades escravistas atlânticas

No último dia 28 de setembro, os organizadores do livro Ventres livres? Gênero, maternidade e legislação realizaram o debate virtual "Os 150 anos da Lei do Ventre Livre: Os múltiplos e complexos aspectos da escravização de mulheres no processo de emancipação". A ocasião serviu como lançamento da obra e contou com a presença dos pesquisadores Maria Helena P. T. Machado, Luciana da Cruz Brito, Iamara da Silva Viana e Flávio dos Santos Gomes, com mediação de Edinélia Maria Oliveira Souza. Houve, ainda, sorteio de exemplares aos espectadores da live. 

A obra reúne 24 artigos de importantes historiadores e historiadoras do Brasil e do exterior. “O objetivo do livro é explorar, pela perspectiva do gênero, da raça e da liberdade, aspectos múltiplos e complexos da escravidão de mulheres no processo de emancipação, tanto no Brasil como em outras sociedades escravistas atlânticas, centrando especialmente nossa problemática em questões vinculadas às violências da escravidão e às resistências apresentadas por essas mulheres”, pontuam os organizadores na introdução da obra. “Dessa forma, pretende-se enfocar temas sensíveis como exploração da sexualidade, estupro, filiação, bastardia, feminicídio e infanticídio, bem como suas respostas na forma de resistências, que se desdobravam em formas múltiplas e criativas de organização da sobrevivência física, familiar, social e comunitária.”

Assista à íntegra abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=P0Z5Z6IcPFE

Sobre o livro

O objetivo de Ventres livres? Gênero, maternidade e legislação é explorar, pela perspectiva do gênero, da raça e da liberdade, aspectos múltiplos e complexos da escravidão de mulheres no processo de emancipação, tanto no Brasil como em outras sociedades escravistas atlânticas, centrando especialmente nossa problemática em questões vinculadas às violências da escravidão e às resistências apresentadas por essas mulheres.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br