Assista ao debate 'Alfabetização: os sentidos e os desafios de ontem, hoje e amanhã'

Notícia
Notícias
sexta-feira, 28 de maio de 2021

Carlota Boto (topo, à esquerda), Maria do Rosário Longo Mortatti (topo, à direita) e Magda Soares

Na última quinta-feira, 27 de maio, a professora, pesquisadora e autora da Editora Unesp, Maria do Rosario Longo Mortatti, lançou a segunda edição revista e ampliada de seu livro Os sentidos da alfabetização: São Paulo, 1876-1994 durante o evento on-line "Alfabetização: sentidos e desafios de ontem, hoje e amanhã".

Com apresentação do diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Guitierre, Mortatti debateu sobre os rumos da alfabetização ao lado da professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Magda Soares, e da professora titular da Faculdade de Educação da USP, Carlota Boto. 

"Vinte anos depois da publicação do livro, nós estamos aqui, novamente, tratando sobre alfabetização", destacou Mortatti. "E tratando sobre alfabetização num momento muito difícil do nosso País e para a alfabetização no nosso País." A professora alertou para o fato de que algumas pessoas "ingenuamente ou muito bem intencionadas" repetem erros do passado ainda hoje. 

Assista à live completa abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=ZfJrBPK2kjQ

Sobre a obra - Em um percurso no qual se entrelaçam debates teóricos e metodológicos sobre alfabetização, Mortatti destaca o problema do método como objeto de estudo privilegiado da reflexão pedagógica no Brasil. Essa escolha serve de eixo a uma reconstrução da história da alfabetização, que vai do aparecimento da Cartilha maternal (1876) às pesquisas sobre psicogênese e ontogênese da língua efetuadas nos anos 1980.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br