Aventuras na História conversa com Ruth Sprung Tarasantchi

Imprensa
Imprensa
segunda-feira, 17 de agosto de 2020

A história de Ruth retrata a trajetória desde a libertação do campo de concentração até a chegada em terras brasileiras

O portal Aventuras na História conversou ao vivo em live do Instagram com Ruth Sprung Tarasantchi, autora da obra A história de Ruth, publicada pelo selo Cultura Acadêmica, da Editora Unesp e KPMO Cultura e Arte. 

A artista plástica, restauradora, pesquisadora e historiadora de arte Ruth Sprung Tarasantchi nasceu em Sarajevo, Iugoslávia (atual Bósnia-Herzegovina) em 1933, e desde 1947 vive no Brasil. Encontrou na gravura em metal o processo ideal para sua expressão artística. Suas imagens despertam emoções e sentidos, em uma espécie de ideário universal dos álbuns de família. Autobiográficas, narrativas, impregnadas pelo universo feminino, pelos costumes e tradições judaicas, pelos personagens que habitam sua memória, as gravuras de Ruth nos transportam no tempo e no espaço. Neste livro, as gravuras são acompanhadas de textos em que a artista mira a própria vida em retrospectiva, e as imagens encontram contraponto perfeito na poesia que perpassa a narrativa.

Ruth Tarasantchi contou detalhes de sua história durante a Segunda Guerra Mundial, desde a infância na Iugoslávia, até sua experiência no campo de concentração de Ferramonti, na Itália, e o desembarque de sua família no Brasil, no Instagram da Aventuras na História. Confira a gravação completa aqui.

 “A obra comove no diálogo que entabula entre a artista e a escritora, que é personagem central dos desenhos e também da narrativa. O livro é feito da delicadeza dos detalhes, que descrevem a vida da menina na, então, Iugoslávia; a garota que enfrenta a guerra e muitas mudanças; a mulher que, entre a medicina ou o marido, opta pelo primeiro, mas se reinventa como artista", afirma a historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz no prefácio do livro.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br