Blog da 'Carta Capital' cita livro de Bobbio

Imprensa
Imprensa
segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Obra de Norberto Bobbio está na terceira edição

Em artigo no blog Diálogos da fé, da revista Carta Capital, os autores professor Waldir A. Augusti e Padre Ticão recorrem ao livro Direita e Esquerda – Razões e significados de uma distinção política, do cientista político italiano Norberto Bobbio, ao proporem uma reflexão sobre os dois campos do espectro político à luz dos dias atuais. 

"O italiano Norberto Bobbio (1909-2004), grande pensador do século XX, que se dedicou intensamente a teoria política e ao direito, em sua obra Direita e Esquerda – Razões e significados de uma distinção política, afirma: 'Direita' e 'esquerda' não são conceitos absolutos. São conceitos relativos. […] não são palavras que designam conteúdos fixados de uma vez para sempre. […] O fato de direita e esquerda representarem uma oposição quer simplesmente dizer que não se pode ser simultaneamente de direita e de esquerda", escrevem os autores. 

A partir do conceito de direita e esquerda, os autores, chegam ao ponto central deste artigo: Jesus de Nazaré e seus ensinamentos. "Fazendo a leitura dos Evangelhos e livros do Novo Testamento, nos deparamos com um homem que se colocou desde o início de sua jornada na terra ao lado dos pobres e marginalizados, questionando a crueldade com que os mais ricos e poderosos os tratavam. Não foi à toa o modo como foi tratado pela elite e o governo da época. Se fosse hoje, por certo seria chamado de socialista ou comunista, sem jamais ter se identificado como tal. Seus gestos, suas falas, ações e posição na sociedade, renderam-lhe acusações múltiplas, calúnias e perseguições. Os poderes estatal e religioso sentiram-se ameaçados por ele."

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp 
imprensa.editora@unesp.br