Canal do UOL destaca 'A Revolta da Vacina' e suas semelhanças com o mundo de 2020

Imprensa
Imprensa
domingo, 23 de agosto de 2020

O canal TAB, do Portal de notícias UOL destacou as semelhanças entre o período em que ocorreu a Revolta da Vacina, em 1904, e a luta contra a pandemia da covid-19, que o mundo enfrenta atualmente. A coluna assinada pelo jornalista Edison Veiga destaca o livro A Revolta da Vacina: Mentes insanas em corpos rebeldes, de Nicolau Sevcenko, publicado pela Editora Unesp em 2018.

Conforme texto do jornalista, em 9 de novembro de 1904, o jornal A Notícia publicou o projeto de lei que tornaria a vacinação obrigatória. As agitações populares começaram a se tornar mais ruidosas. Entre 13 e 16, o Rio se tornou cenário de guerrilha. Casas foram apedrejadas, bondes foram tombados. Houve fios de iluminação pública cortados, barricadas e agressões. Políticos oposicionistas começaram a articular um golpe de Estado para depor o governo de Rodrigues Alves — mas a ideia não foi bem-sucedida. O movimento só foi contido a partir do dia 16, quando foi declarado estado de sítio e a obrigatoriedade da vacina foi suspensa

Ao longo dos quatro capítulos de A Revolta da Vacina, o leitor é levado a entender essa passagem da história brasileira, em que o discurso oficial convergia para a saúde pública, mas o que se tramava nas entrelinhas era a ditadura urbanística do então prefeito Pereira Passos e da ditadura sanitária de Osvaldo Cruz, ambos empurrando os pobres para as franjas da cidade, fenômeno de alto custo social e humano. “Optei por iniciar esta reflexão diretamente com uma descrição pormenorizada do cotidiano da revolta, a agitação dos participantes e o fragor dos confrontos entre as partes envolvidas” para “expor em seguida as causas mais profundas da insurreição e o seu significado particular no contexto de mudanças que envolviam e metamorfoseavam a sociedade brasileira”. E, por último, “apreciar no episódio dramático dessa revolta algumas características fundamentais da estrutura social da Primeira República (1889-1930)”.

Confira aqui a matéria completa. O livro de Nicolau Sevcenko está em promoção, de R$ 32 por R$ 22,40 no site da Livraria Unesp.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br