Cientista político diagnostica causas da atual crise política no Brasil

Artigo
Artigo
segunda-feira, 11 de junho de 2018

Professor titular da Unicamp examina os fatores dos conflitos de classe no Brasil que culminaram no impeachment de Dilma Rousseff e na polarização política do momento

O emaranhado da teia política que os brasileiros acompanham diariamente pela imprensa deixa o cenário ainda mais confuso. Uma coisa, pelo menos, é certa: o País está mergulhado em uma profunda crise política. Para entender como o Brasil chegou aqui, o cientista político Armando Boito Jr. traça um panorama que joga luz sobre essas questões em seu Reforma e crise política no Brasil: os conflitos declasse nos governos do PT, lançamento da Editora Unesp em coedição com a Editora da Unicamp.

A obra se divide em duas partes principais. Na primeira, analisam-se “os governos do PT, as forças políticas que apoiaram e as que combateram esses governos, suas ideologias e seus programas, as instituições e os conflitos institucionais que marcaram o período, bem como a inserção dos movimentos sociais nas sucessivas conjunturas”, escreve Boito Jr.. “Na sua segunda parte, o livro trata da natureza e da dinâmica da crise política que redundou na deposição de Dilma Rousseff em 2016”. 

O título Reforma e crise política no Brasil pretende indicar uma particularidade da história política brasileira; seu subtítulo, o enfoque teórico. “Os ensaios de reforma (...) acabam, em pouco tempo, despertando as forças mais conservadoras da sociedade e provocando crises políticas de tipos variados”.

Ao longo de seus onze capítulos e artigos em coautoria, fica clara a opção do autor de proceder ao exame multifacetado desses conflitos e de suas complexas relações com os embates que agitam a cena política nacional talvez seja a principal contribuição de Reforma e crise política no Brasil. “A política, diferentemente do que imagina a tradição liberal, de John Stuart Mill a John Rawls, não é o espaço público onde, educadamente, as partes apresentam e examinam, racionalmente, propostas e argumentos de um e de outro lado. A política é um conflito duro de interesses e de valores, vinculados uns aos outros, e, ambos, enraizados em classes, frações de classe e camadas sociais. E nada disso é transparente”, pontua.

Sobre o autor – Armando Boito Jr. é professor titular de Ciência Política da Unicamp, editor da revista Crítica Marxista e autor de vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. A pesquisa que originou este livro resultou de um projeto temático coordenado pelo autor e patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Título: Reforma e crise política no Brasil: os conflitos de classe nos governos do PT
Autor: Armando Boito Jr
Número de páginas: 336
Formato: 14 x 21 cm
Preço: 75,00 
ISBN: 978-85-393-0724-1

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp