Cientistas políticos investigam relação entre movimentos sociais e políticas públicas nos governos Lula e Dilma

Notícia
Notícias
segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Coletânea de artigos fornece robusta contribuição para o conhecimento das interações – frutíferas, mas com enormes desafios – entre movimentos sociais e Estado na busca por políticas públicas 

A relação entre os movimentos sociais e o Estado não é objeto de estudo propriamente novo. Entretanto, a forma como essa interação foi vista pelas correntes hegemônicas preocupou-se mais em tratar como permanente confronto entre dois adversários em campos distintos do que propriamente partes que interagem e, por que não, constroem consensos em temas de políticas públicas. Pois é nesta última direção que caminha Movimentos sociais e políticas públicas, coletânea de artigos lançada pela Editora Unesp e organizada pelas pesquisadoras Luciana Tatagiba e Ana Claudia Chaves Teixeira.

“O livro que o leitor tem em mãos é parte desse processo de amadurecimento do tema na academia brasileira e pretende contribuir para fazer avançar ainda mais esse campo de investigação”, anotam os pesquisadores que assinam os artigos. “Ou seja, têm buscado compreender, de um lado, os impactos dos movimentos sociais na construção de políticas públicas; e, de outro, a forma como a configuração institucional das políticas, assim como o esforço de impactar seus resultados, afetam os repertórios e agendas dos movimentos sociais. Como será demonstrado ao longo do livro, essa é uma agenda teórica e empírica vigorosa, que guarda importantes implicações para o futuro da democracia.”

Os onze artigos que compõem a obra trazem como recorte o exame das gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e apresentam uma diversidade de enfoques teóricos e objetos empíricos no esforço de explorar as formas concretas pelas quais movimentos sociais e agentes públicos interagem na produção de políticas públicas, assim como os resultados de tais processos. Alguns tratam da influência de movimentos sobre políticas, e outros sobre o efeito das políticas sobre os movimentos.

Essa interação traz, em seu bojo, muitos desafios, como fica claro nos casos abordados. As experiências concretas de participação dos movimentos sociais na construção de políticas públicas foram marcadas por diversos entraves, conflitos e frustrações. Mas elas mostram também as potencialidades da participação social para a efetivação de direitos e a democratização dos processos de construção de políticas públicas. Aprender com tais experiências é fundamental para o longo e necessário processo de reconstrução da democracia que a sociedade brasileira tem pela frente.

Sobre as organizadoras:

Luciana Tatagiba é professora livre-docente do Departamento de Ciência Política da Unicamp e cocoordenadora do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (Nepac-Unicamp).

Ana Claudia Chaves Teixeira é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Unicamp. É cocoordenadora do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (Nepac-Unicamp).

Título: Movimentos sociais e políticas públicas
Organizadoras: Luciana Tatagiba e Ana Claudia Chaves Teixeira
Número de páginas: 316
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 64
ISBN: 978-85-393-0808-8

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br