Cinco dicas para conservar seus livros por mais tempo

Notícia
Notícias
segunda-feira, 22 de junho de 2020

Queremos que nossos livros durem anos e anos, não é mesmo? Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar a conservar seus livros por muitas gerações. Confira abaixo nossas sugestões:

Armazenamento

Se possível, guarde seus livros em uma estante na vertical, sem pressioná-los. A pressão pode deformar as capas e a lombada. Mantenha na posição horizontal apenas os livros com muitas páginas e de capa dura, pois o peso do miolo força a lombada, que pode acabar descolando. 

Traças e cupins

Não guarde os livros em caixas ou lugares muito fechados e verifique sempre a existência de traças e cupins. Restos de alimentos, cola de adesivos e flores secas entre as páginas podem ser verdadeiros atrativos para esses insetos.

Umidade

Verifique se não há umidade na parede onde os seus livros estão. Se houver, afaste o máximo possível a estante da parede. Quando os livros já estão com cheiro de mofo e muito acúmulo de ácaros, o ideal é deixá-los por alguns dias em um local bem ventilado, longe do sol. 

Clips de metal

Não use clips de metal para marcar as páginas. Com o passar do tempo ele pode enferrujar e danificar o seu livro. Dê preferência aos marcadores de papel ou faça anotações com lápis e canetas que não manchem as páginas. 

Limpeza

Pelo menos a cada seis meses passe um pano limpo e seco em cada um dos seus livros. Nesse momento, folheie seus livros. Isso vai arejar as páginas. 

Dica bônus

Aproveite a arrumação e passe para a frente aqueles livros que não deseja mais. Vai significar muito para outras pessoas. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br