Clássicos do Catálogo: 'A dialética invertida e outros ensaios', de Emília Viotti

Notícia
Notícias
segunda-feira, 17 de abril de 2023

Emília Viotti da Costa, na Universidade de Yale (Foto: Cláudio Versiani)


Reunidos em livro pela primeira vez e ilustrando a seção Clássicos do Catálogo desta semana, o leitor tem oportunidade de conferir uma série de ensaios que expressam o leque temático sobre o qual a historiadora brasileira Emília Viotti da Costa se debruçou nas suas últimas décadas de atuação. A dialética invertida e outros ensaios se compõe de textos escritos em diferentes períodos, sempre marcados pelo brilho, contundência e objetividade característicos da autora.

Em “A dialética invertida: 1960-1990”, ensaio dos mais influentes, de caráter metodológico/ideológico, ela trata da metodologia historiográfica, mesmo assunto de “O historiador e a sociedade”. Os outros sete textos que se intercalam no livro abordam o tráfico de escravos e o flagelo da escravidão, falam das penas de degredo para a colônia, das classes trabalhadoras latino-americanas e da influência francesa na São Paulo do século XIX.

A própria autora coligiu e revisou os ensaios, muitos dos quais foram publicados em revistas que há tempos saíram de circulação, e optou por manter, majoritariamente, as configurações originais. A obra fornece, assim, não apenas os fronts temáticos que ela percorreu, mas também a evolução de seu estilo e com nuances de seu pensamento.

"Apesar da distância que os separa, inegavelmente existe uma constante preocupação em manter vivos a realidade histórica e o reconhecimento de que são os homens e mulheres que fazem a história, embora não a façam em condições por eles escolhidas, pois atuam sobre uma realidade que já encontram definida pelos antepassados – e é a partir dessa realidade, tal como a percebem, que atuam, cabendo ao historiador, portanto, recuperar tanto quanto possível esse processo", anota Viotti na apresentação.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br