Clássicos do Catálogo: 'As estrelas descem à terra', de Adorno

Notícia
Notícias
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Livro que inaugurou a Coleção Adorno, As estrelas descem à Terra: A coluna de astrologia do Los Angeles Times – um estudo sobre superstição secundária aborda temas tradicionalmente ligados ao “núcleo duro” do pensamento do filósofo, como a interpenetração entre o racional e o irracional, o processo de dominação característico do capitalismo tardio e a cultura de massas. Ele integra a seção Clássicos do Catálogo desta semana.

Analisando o conteúdo da coluna astrológica de Carroll Righter, consultor de vários atores e atrizes de Hollywood, no Los Angeles Times dos anos 50, Adorno busca entender o que este tipo de publicação significa em termos da reação dos leitores, tanto em um nível aparente e evidente como em um nível mais profundo.

Adorno mostra a tendência do esclarecimento de recair na mitologia justo quando a racionalidade que lhe dá suporte se encontra plenamente desenvolvida. Como coloca Rodrigo Duarte, na apresentação à edição brasileira, “isso explicaria porque a enorme obscuridade de tudo que se relaciona com a astrologia (e com outras expressões de “ocultismo”) coexiste tão pacificamente com a extrema racionalidade tecnológica que ocupa tão grande espaço em nossas vidas, no mundo contemporâneo.” 

Outro ponto que chama a atenção na análise de Adorno é a exploração da fraqueza do ego de seus leitores, correspondente a “uma situação de fragilidade social e econômica real, que se tornou a segunda natureza das camadas mais amplas das sociedades capitalistas tardias”. Além, é claro, da associação que faz da astrologia com a cultura de massas, “fábrica de sonhos” que oferece uma irracionalidade cuidadosamente preparada e pré-digerida e tende a eliminar a distinção entre fato e ficção.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br