Clássicos do Catálogo: 'Ciência e fé', de Galileu Galilei

Notícia
Notícias
segunda-feira, 25 de março de 2024

Galileu diante dos membros do Santo Ofício, por Robert-Fleury Joseph-Nicolas (1797-1890) 
(Foto: Wikimedia Commons)


A seção Clássicos do Catálogo desta semana visita uma reunião de documentos escritos pelo cientista italiano Galileu Galilei (1564-1642) sobre os estudos de Nicolau Copérnico e sua intersecção com os assuntos da fé.  

Ciência e fé: cartas de Galileu sobre o acordo do sistema copernicano com a Bíblia reúne as famosas cartas copérnicas, nas quais Galileu Galilei discute com representantes da nobreza e clero do século XVII a ideia de que a terra gira em torno do Sol. O leitor tem a chance de se aprofundar nos pontos principais da argumentação galileana sobre o papel da interpretação religiosa e científica, numa coletânea que antecipa o famoso embate entre o astrônomo e a Inquisição no ano de 1616. 

Estes diversos documentos foram produzidos entre 1613 e 1616, entre cartas e comentários enviados pelo próprio Galileu a D. Benedetto Castelli, ao Monsenhor Piero Dini e à Senhora Cristina de Lorena, Grã-duquesa mãe da Toscana. Nos textos, o astrônomo traz suas conclusões científicas, baseadas em estudos empíricos. Ao mesmo tempo, atesta a validade dos ensinamentos bíblicos uma vez que os considera essenciais para a construção moral e religiosa do povo, sem acreditar, entretanto, que devam ser interpretados à luz das ciências da Natureza.

Além das cartas, Ciência e fé traz comentários de Galileu sobre os estudos de Copérnico e de sua teoria heliocêntrica documentados nas três Considerações sobre a opinião copernicana. É graças à sua crença nessa teoria – que comprovou ao estudar as fases do planeta Vênus – que o astrônomo é considerado um herege pela Inquisição pouco tempo depois.

Entre os textos coligidos no livro, estão também registros dos pensamentos da Igreja em relação às conclusões do cientista, em carta do Cardeal Roberto Belarmino, então consultor do papa para assuntos da Inquisição. Há ainda o decreto da Congregação do Índice que proibia a publicação dos estudos de Nicolau Copérnico (1473-1543) sobre a teoria heliocêntrica. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br