Clássicos do catálogo: 'Tolerância e seus limites', de Clodoaldo Meneguello Cardoso

Notícia
Notícias
segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Falta de tolerância pode levar à corrosão da democracia (Foto: David Cabrera/Flickr)

A tolerância com quem pensa diferente tem se esvaído nos últimos anos e sua falta é considerada um dos ingredientes que corroem as democracias por dentro. Para fazer um exame crítico do conceito de tolerância e pensar seus sentidos, limites e contradições, a seção Clássicos do catálogo desta semana resgata a obra Tolerância e seus limites: um olhar latino-americano sobre diversidade e desigualdade, do filósofo Clodoaldo Meneguello Cardoso. 

O livro tem como principal objetivo mostrar que, se a tolerância não for bem compreendida no plano das relações humanas, sua aplicação na educação estará sendo um desserviço àquela sociedade que pretende uma democracia social e não apenas civil. 

A partir da recuperação dos sentidos da tolerância no pensamento iluminista - de Locke a Voltaire, passando por Stuart Mill -, Meneguello demonstra como um consenso imediato e espontâneo em torno da tolerância na educação pode deixar passar despercebidas a complexidade e as contradições que a temática contém e assim transformar-se num modismo educacional com consequências negativas. 

O estudo aborda também o conceito burguês de tolerância, nutrido pelo pensamento liberal, que trouxe historicamente em seu bojo formas de intolerância, discutindo, ainda, por que o valor da tolerância foi colocado na agenda mundial desde o final do século XX como questão inadiável.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br