Coleção Brasil ganha mais um título para download gratuito

Notícia
Notícias
sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

O objetivo norteador da Coleção Brasil é o de fornecer, tanto aos especialistas como ao público interessado, um amplo e significativo conjunto de textos inéditos ou esquecidos do patrimônio literário, histórico e cultural do Brasil

A Coleção Brasil, publicada em formato eletrônico pela Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização - vinculada ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) - em parceria com a Fundação Editora da Unesp (FEU) ganhou mais um título: O cromo (estudo de temperamentos), romance de Horácio Fortunato de Sousa Carvalho (1857-1933). O livro, que se soma a outros cinco já publicados, pode ser baixado gratuitamente em pdf. 

De acordo com Franco Baptista Sandanello, responsável pela edição e introdução, além de glossário e notas, a obra é "antes de tudo, um desafio a bibliófilos e colecionadores, uma vez que, para além da edição princeps publicada em 1888, pela tipografia de Carlos Gaspar da Silva, jamais foi ele reeditado. Não obstante, trata-se de romance representativo do naturalismo brasileiro, no filão de obras que Nelson Werneck Sodré chamou de 'naturalismo histérico'."

Sobre a coleção - O objetivo norteador da Coleção Brasil é o de fornecer, tanto aos especialistas como ao público interessado, um amplo e significativo conjunto de textos inéditos ou esquecidos do patrimônio literário, histórico e cultural do Brasil, a par com ensaios redigidos por especialistas nacionais e estrangeiros sobre questões e temas novos ou pouco abordados no campo dos estudos brasileiros. 

Confira outros títulos já publicados. Todos estão disponíveis para download gratuito: 

Domingos Caldas Barbosa: Descrição da Quinta de Belas

Autor: Domingos Caldas Barbosa | Organizadores: Luiza Sawaya, Vítor Serrão, Ana Isabel Correia | 150 páginas 

Esta edição traz a lume a importante obra de Domingos Caldas Barbosa que permanecia praticamente esquecida do público contemporâneo, mesmo dos estudiosos brasileiros e portugueses: sua preciosa descrição da célebre Quinta de Belas. A edição conta com Glossário Botânico, de autoria de Ana Isabel Correia, textos críticos de Luiza Sawaya e Vítor Serrão, e caderno de imagens.

Jorge Amado et les chemins de l’exil

Autor: Rui Afonso | 319 páginas 

Se, como se diz, a história pertence aos vencedores, o mesmo ocorre com a história intelectual. Desde a queda do comunismo, houve uma proliferação de artigos e livros equiparando o comunismo ao nazismo, difamando todos aqueles que seguiram, mesmo que apenas durante algum tempo, as cores vermelhas. Diante dessa condenação global, um apelo por maior rigor e objetividade pareceria apropriado. O caso do escritor brasileiro Jorge Amado, ativista comunista exilado na França e depois na Tchecoslováquia nos anos do pós-guerra, pode servir de modelo para ilustrar a complexidade do engajamento de um membro do Partido. Como Jorge Amado viveu as esperanças, decepções e grandes contradições desse período? O que sua jornada individual tem em comum com a de outros escritores e intelectuais do século XX? O que aprendemos com o destino desse grande escritor brasileiro? Escrito em francês, este livro se debruça sobre essas questões e procura fornecer ao leitor chaves para decifrá-las.

A recepção de Lima Barreto em Portugal

Organizador: João Marques Lopes | 218 páginas 

Este volume III da Coleção Brasil apresenta as reverberações da obra de Lima Barreto em Portugal. A edição, organizada e anotada por João Marques Lopes, estuda, com base em minucioso trabalho de pesquisa e cruzamento de informações e documentos (muitos deles, inéditos ou pouco conhecidos) presentes no Arquivo de Lima Barreto da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e em outras instituições, traz a público essa rica trajetória de Lima Barreto em terras portuguesas.

Sátiras

Autor: Olavo Bilac | Organizador: Alvaro Santos Simões Junior | 231 páginas

Grande expoente do chamado Parnasianismo brasileiro, Olavo Bilac também teve notável atividade jornalística, na qual sobressaiu especialmente sua veia satírica. Em estilo mais leve que aquele adotado na parcela de sua produção que o celebrizou, produziu textos de caráter multifacetado e que ora são resgatados em edição cuidadosa empreendida por Alvaro Simões Junior. Neste título reúnem-se poemas satíricos que Bilac publicou, principalmente em periódicos, de 1887 a 1905. Os textos estão distribuídos de acordo com a forma adotada: poemas herói-cômicos, esquetes, sonetos, odes, crônicas, canções, fábula e epigramas. Em alguns casos, os versos estão "emoldurados" por trechos em prosa, pois Bilac às vezes os divulgava no bojo das crônicas que publicava a intervalos regulares por compromisso profissional. O livro traz uma seção para as crônicas versificadas, ou seja, para textos que, apesar das rimas e do ritmo regular, realizaram o comentário bem-humorado dos fatos cotidianos, como é próprio da crônica.

Portugal d’agora

Autor: João do Rio | Organizadoras: Silvia Maria Azevedo e Tania Regina de Luca | 285 páginas 

No início de fevereiro de 1912, Portugal d’agora, um novo livro do festejado escritor João do Rio, impresso em Paris em fins do ano anterior, com crônicas sobre Portugal, foi exposto no estabelecimento do livreiro e editor Garnier, localizado na Rua do Ouvidor. Publicadas originalmente em jornais, as crônicas acabaram ficando com problemas de edição e discrepâncias na edição original em livro. Após minucioso trabalho de pesquisa e cotejo, as organizadoras deste volume logram disponibilizar enfim ao leitor os textos em seu estado integral e livres de erros, em crônicas que mostram um João do Rio em sua melhor forma.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br