Coleção com obras de Paul Singer ganha primeiro volume

Notícia
Notícias
segunda-feira, 23 de maio de 2022

No ano em que o economista completaria 90 anos, leitores terão acesso ao primeiro volume da coleção, com a coletânea Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo  

O economista Paul Singer (1932-2018) produziu prolífica obra ao longo de sua vida: a trajetória inclui 24 livros próprios e seis em coautoria, algumas dezenas de artigos científicos publicados em diversos países, várias centenas de textos e entrevistas a jornais, além de relatórios e comunicações orais. Agora, no ano em que completaria 90 anos de vida, chega o título Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo, uma coedição da Editora da Unesp e da Fundação Perseu Abramo, que visa disponibilizar ao público uma seleção de trabalhos do autor por meio da Coleção Paul Singer.

Neste primeiro volume, os leitores terão oportunidade de tomar ou retomar contato com três textos fundamentais de Singer: Uma utopia militante: repensando o socialismo, publicado em 1998, quando o então professor titular da Faculdade de Economia e Administração da USP se aproximava da aposentadoria universitária; Economia socialista, conferência pronunciada em ciclo do Partido dos Trabalhadores coordenado, a pedido de Lula, pelo correligionário Antonio Candido, Francisco de Oliveira, amigo e ex-colega do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), e Singer; e, por último, O que é socialismo, hoje, pequeno livro redigido de uma sentada, em Nova Délhi, na Índia, no fim de 1978.

A trajetória de Paul Singer se estendeu não somente a assuntos econômicos, mas também relacionados à política, urbanismo, demografia, saúde e história, entre outros. "O lançamento desta coleção quando o autor completaria 90 anos, além de homenagem, permite o início de balanço crítico do conjunto da obra, o que seria, sem dúvida, o maior interesse dele próprio. Singer foi um mestre do diálogo aberto e sem censura. Tinha paixão pela verdade científica, que colocava acima da vaidade acadêmica", anota, no prefácio, o cientista político e jornalista André Singer, filho do autor que organiza a obra ao lado das irmãs, a jornalista Suzana Singer e a socióloga Helena Singer.

“Escrever e apontar sentidos foi parte constante de sua vida”, anota o diretor da Fundação Perseu Abramo, Carlos Henrique Árabe. “Essa reflexão organizadora se liga à incansável busca de uma utopia socialista nascida das experiências vividas, das quais essas mesmas reflexões muitas vezes emergiram e voltaram como alento. Certamente, esse esforço se desenvolvia nas correntes do socialismo democrático, às quais desde jovem se filiou e procurou contribuir de forma criativa. Nessa grande elaboração, Paul Singer, além de atualizar a noção clássica de unidade entre democracia e socialismo, propõe um socialismo democrático em construção a partir da base. E a essa base social, ela própria em processo de construção nas condições difíceis de uma semiperiferia do capitalismo, dedicou pesquisa inédita, esclarecedora e comprometida. Assim, podemos saudar o primeiro volume da coleção de obras de Paul Singer como uma contribuição ao futuro – e, vale dizer, às possibilidades emancipadoras do presente.”                   

Sobre o autor - Nascido em 1932 em Viena, Áustria, Paul Singer chegou ao Brasil em 1940. Em São Paulo, formou-se no curso técnico, graduou-se em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), doutorou-se em Sociologia, tornou-se livre docente em Demografia e professor titular em Economia pela mesma universidade. Foi um dos fundadores do Cebrap, do PT e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na USP. De 2003 a 2016, foi secretário Nacional de Economia Solidária. Faleceu em 2018.  

Imagem do autor: Antonio Cruz/ABR

Título: Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo 
Autor: Paul Singer
Número de páginas: 332    
Formato: 13,5 x 21 cm
Preço: R$ 69
ISBN: 978-65-5711-106-2

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br