Coletânea de Velasco e Cruz analisa a dissonante realidade sociopolítica brasileira

Notícia
Notícias
domingo, 19 de janeiro de 2020

Na concepção dos últimos acontecimentos, obra avalia os impactos das atividades
que causaram o gradual enfraquecimento do governo nos últimos anos

A primeira presidente mulher da história do Brasil, Dilma Rousseff, sofre impeachment em 2016 e dá início ao processo de fragilização do governo brasileiro. Após o acontecimento e com cenário econômico desfavorável, a instabilidade política que assola o país prossegue colhendo os frutos do ato – que pode ser visto como uma mudança constitucional no sentido mais forte do termo. A obra Contracorrente: ensaios de teoria, análise e crítica política, lançamento da Editora Unesp, do pesquisador Sebastião Velasco e Cruz, se propõe a compreender, com análises realizadas em circunstâncias diversas, a realidade sociopolítica brasileira desta segunda década do século XXI.

Para se aprofundar no assunto, o autor divide a obra em duas partes, a primeira, intitulada “Modos de ver”, abarca sete ensaios, mais longos e, em geral, de perfil mais informal, analisando o posicionamento político brasileiro em relação ao contexto geopolítico externo. Em “Elementos de reflexão sobre o tema da direita (e esquerda) a partir do Brasil no momento atual”, por exemplo, o autor fala sobre o advento internacional de uma direita agressiva e exibicionista – em abordagem de escopo amplo que passa pela Revolução Francesa, Rousseau, Nietzsche, Bobbio, até chegar à figura do atual presidente da República, Jair Bolsonaro.

Já a segunda parte, denominada “Intervenções”, é composta por 19 artigos sobre os grandes acontecimentos da agenda contemporânea nacional. “A Operação Lava Jato é dos exemplos de falsa moral dentro das investigações políticas que apresento no livro, pois a ação foi conduzida de forma enviesada, com alvos bem escolhidos – voltada exclusivamente contra o governo federal, empresários com participação em seus programas de ação, e a sua base política de apoio – que sofrem com repetidas violações de direito”, explica Velasco e Cruz.

“Quando falamos da direita política no Brasil pensamos imediatamente no regime militar, defensores da redução da maioridade penal e difamadores dos programas de promoção social, como Bolsa Família, porém os termos direita e esquerda denotam apenas as coordenadas opostas de uma escala espacial”, escreve. “O essencial para alcançarmos a reflexão desejada é enfatizar o papel da dimensão em causa na demarcação dos dois campos – direita e esquerda – no debate político interno de cada país e também em escala internacional.”     

Sobre o autor – Sebastião C. Velasco e Cruz é professor titular do departamento de Ciência Política da Unicamp e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Autor de inúmeros trabalhos sobre economia e política no Brasil contemporâneo e relações internacionais, publicou, pela Editora Unesp, os livros Globalização, Democracia e Ordem Internacional(2004); Trajetórias:capitalismo neoliberal e reformas econômicas nos países da periferia (2007); O Brasil no mundo. Ensaios de análise política e prospectiva (2010); Os Estados Unidos no desconcerto do mundo: ensaios de interpretação (2012) e Linhas cruzadas sobre as relações entre os Estados Unidos e a Alemanha (2016).

Título: Contracorrente: ensaios de teoria, análise e crítica política
Autor: Sebastião C. Velasco e Cruz
Número de páginas: 268
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 44,00
ISBN: 978-85-393-0807-1

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br
(11) 3242-7171 ramal 517