Colóquio nesta quinta marca lançamento de 'Fenomenologia do ser-situado'

Notícia
Notícias
segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Eduardo Marandola Jr. permite uma aproximação maior da compreensão das perspectivas experienciais dos homens nos lugares de suas próprias vivências

O geógrafo Eduardo Marandoja Jr. integra, no próximo dia 30, quinta-feira, às 19h, o "Colóquio de lançamento do livro Fenomenologia do ser-situado". O evento ao vivo e gratuito marca o lançamento oficial de Fenomenologia do ser-situado: crônicas de um verão tropical urbano

A Editora Unesp, ao lado do Grupo de Pesquisa em Geografia Humanista Cultural, da Unicamp, do Lageer e do Nomear, fica a cargo da realização evento. 

A transmissão será simultânea no Facebook e no YouTube da Editora Unesp e do Grupo de Pesquisa em Geografia Humanista Cultural. 

Participantes

Coordenação

Gustavo Silvano Batista

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em doutor em Filosofia pela mesma universidade, com estágio de pesquisa - doutorado-sanduíche - no Departamento de Arte e Estudos Culturais da Universidade de Copenhague - Dinamarca. É professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Debatedores

Oswaldo Bueno Amorim Filho

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970) e Doutorado em Geografia - Université de Bordeaux III (1973). É professor titular aposentado da UFMG. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Werther Holzer

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Comunicação Social Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Eduardo Marandola Jr.

Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Geografia e livre-docente em Sociedade e Ambiente, trabalha com perspectivas fenomenológicas, discutindo ontologia, epistemologia e literatura, em busca de abordagens teórico-metodológicas da interdisciplinaridade contemporânea. Interessa-se pela interface dos estudos urbanos, ambientais e populacionais, com ampla atuação em associações, grupos e redes de pesquisa. É professor dos programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA/FCA) e em Geografia (PPGEO/IG), ambos da Unicamp.

Onde assistir

Facebook

Editora Unesp: https://www.facebook.com/editoraunesp

Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural: https://www.facebook.com/geografiahumanista/

Youtube

Ediitora Unesp: https://www.youtube.com/user/editoraunespvideos

Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural: https://www.youtube.com/user/geografiahumanista

Sobre o livro

Entre as crises de nosso tempo, duas estão em destaque: a crise do pensamento, como crise do sujeito, e a crise ambiental, como crise de civilização. Ambas são a mesma crise, entrelaçadas por um sistema produtivo que se sustenta em uma compreensão da relação sociedade-ambiente (natureza-cultura) cindida. Procurando uma compreensão fenomenológica, este livro se propõe como meditação experiencial dos seres-no-mundo, ontologicamente circunstancializados no lugar. Esta fenomenologia do ser-situado, como pensamento noturno-diurno, não busca o esclarecimento: visa, antes de tudo, à compreensão pelo compartilhamento de experiências vivenciadas por meio da escrita. Das diferentes situações emergem possibilidades, como caminhos, de pensamento orientado do presente para o futuro, dedicado à tarefa do nosso tempo.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br