'Conceitos essenciais da Sociologia - 2ª edição' ganha nova tiragem

Notícia
Notícias
segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Quando dois renomados intelectuais desenham um minucioso mapa conceitual do campo no qual se destacam, tem-se uma obra fundamental não apenas para estudantes de Sociologia, mas também para todos aqueles que procuram entender termos como multiculturalismo, migrações, terrorismo ou redes sociais. Em Conceitos essenciais da Sociologia - 2ª edição, que acaba de ganhar nova tiragem, Anthony Giddens e Philip Sutton explicam as terminologias e ideias basilares da disciplina, suas origens e aplicações contemporâneas. 

Giddens e Sutton selecionam cuidadosamente 67 desses conceitos e os organizam em dez seções temáticas, construindo um panorama atualizado dos desenvolvimentos da Sociologia nos últimos 150 anos. Assim, ao lado de termos pomo poder, classe, ideologia, sociedade e cultura, que resistiram ao teste do tempo, surgem outros – gênero, consumismo e identidade, por exemplo – que passam a ser apropriados pela pesquisa sociológica para explicar o mundo contemporâneo.

Em cada verbete, após uma breve descrição que serve como uma definição prática dos conceitos, os autores apresentam o contexto histórico de suas origens e de seu desenvolvimento no campo da Sociologia; discutem seu significado e as diferentes interpretações que ele acarreta; introduzem algumas críticas e os aspectos controversos do termo; e destacam a sua relevância nas pesquisas e nas teorias contemporâneas, além das referências bibliográficas e sugestões de leitura específicas. Tudo isso apresentado em uma linguagem ágil e acessível, permitindo ao leitor se aventurar pelas principais questões da Sociologia e entender como essa disciplina se estruturou ao longo do tempo.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br