Críticas de Bobbio ao berlusconismo caracterizam os novos despotismos

Notícia
Notícias
quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Filósofo realiza um diagrama científico sobre o fenômeno político que transcende seu país e perdura na atualidade 

No final dos anos 1990, um quase nonagenário Norberto Bobbio se afastava dos combates políticos para se dedicar integralmente aos estudos acadêmicos. Mas a decisão dura pouco: com a ascensão de Silvio Berlusconi – um dos homens mais ricos da Itália e dono de vários canais de televisão –  ao cargo de primeiro-ministro, o velho filósofo volta ao combate em uma série de artigos publicados na imprensa italiana e reunidos em Contra os novos despotismos: escritos sobre o berlusconismo, lançado agora em português pela Editora Unesp. E, como é típico de escritores de sua envergadura, ao discutir um assunto específico, a política italiana, acaba por explicar uma realidade muito mais ampla. 

Tome-se como exemplo este trecho escrito para o La Stampa em outubro de 2000: “Os partidos se multiplicaram, desde que se possa ainda chamar de partidos agrupamentos ocasionais, nascidos de um dia para o outro, sem história e sem futuro e, além do mais, sem sentido”. De observações como essas, Bobbio parte para discutir a democracia, em particular a separação dos poderes, não apenas do Executivo, Legislativo e Judiciário, mas também dos poderes político, econômico e cultural. Assim, trata-se de uma leitura que transcende o contexto italiano e pode ajudar a entender seja o campo político brasileiro hoje, seja a atual campanha eleitoral norte-americana.

Escritas em tempos difíceis por um Bobbio pessimista, as páginas de Contra os novos despotismos esmiúçam os impactos da legislatura berlusconiana. Estão lá: a posse de bens materiais como o poder que distingue homens entre ricos e pobres; a posse de conhecimento, da qual nasce o poder dos que sabem sobre aqueles que não sabem; e, por último, a posse dos meios de coerção que marca o poder político, que é o poder dos poderes, e se exerce contra a grande massa de impotentes. A toda essa concentração de poderes denomina, como já fazia Montesquieu, despotismo. 

Percebendo então o perigo que o fenômeno berlusconiano, em um terreno de fácil conquista, representava para a democracia, Bobbio indaga sobre as fontes de financiamento da Força Itália, partido de centro-direita de Berlusconi, e critica a postura da oposição de esquerda, discutindo a configuração volátil da política partidária na contemporaneidade. Uma base sólida para o debate fundamental e urgente sobre os despotismos e demagogia que rondam o espectro político em todo o mundo. 

Sobre o autor - Norberto Bobbio (1909-2004), nascido em Turim (Itália), é um dos principais pensadores políticos europeus. De sua obra, a Editora Unesp publicou Estudos sobre Hegel (1989), Direita e esquerda (1995), Os intelectuais e o poder (1997), Elogio da serenidade (2002), O problema da guerra e as vias da paz (2003), Nem com Marx, nem contra Marx (2006), Democracia e segredo (2015), Política e cultura (2015), Ensaios sobre a ciência política na Itália (2016) e Jusnaturalismo e positivismo jurídico (2016).

Título: Contra os novos despotismos: escritos sobre o berlusconismo
Autor: Norberto Bobbio
Tradução: Erica Salatini
Revisão técnica: César Mortari Barreira
Número de páginas: 178
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 36,00
ISBN: 978-85-393-0653-4

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp