Curso a distância destaca as várias etapas do processo de produção do livro

Unil
Unil
quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Marcia Signorini fornece, de 9 de novembro de 2016 a 8 fevereiro de 2017, elementos básicos para a confecção do livro e qualidade do produto

A Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, oferece aos profissionais que trabalham com o livro a oportunidade de conhecer o processo de produção de exemplares no curso A confecção do livro: produção gráfica editorial. O conteúdo, ministrado pela diretora da Signorini Produção Gráfica, Marcia Signorini, é realizado em uma plataforma on-line, disponível de 9 de novembro de 2016 a 8 fevereiro de 2017, totalizando 39 horas/aula.

Dentre os assuntos abordados, estão a anatomia do livro no processo de produção, suas variáveis e mecanismos de controle, a pré-impressão – texto e imagem; fotografia, ilustração, softwares de editoração eletrônica e tratamento de imagens, fotolitos e provas, sistemas analógico e digital (CTP/DTP). O mecanismo impressão, sistemas, papéis e tintas de impressão, bem como a impressão em baixas tiragens (on demand), também é apresentado. A docente ainda discute o acabamento falando sobre formatos, montagem dos cadernos, colecionamento e encadernação, acabamentos especiais. Por fim, comenta sobre os critérios para avaliação da qualidade do produto e para a escolha de fornecedores de material e serviços gráficos.

Destinadas a produtores gráficos, designers de mídia impressa, compradores e vendedores de serviços gráficos, editores, assistentes editoriais, bibliotecários, empreendedores e futuros empreendedores, estudantes de arte, design, arquitetura, comunicação e editoração, as aulas recebem inscrições até o dia 23 de novembro de 2016 com a disponibilidade de os alunos assistirem as perdidas até o mesmo dia. O investimento é de R$ 498,00 e pode ser parcelado em até quatro vezes no cartão de crédito ou boleto bancário.

O curso requer uma dedicação de, ao menos, três horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios. Para a aprovação e emissão de certificado, o aluno deve, por meio da plataforma, realizar 70% das atividades propostas, obtendo nota igual ou superior a sete. Para executar boa parte dos exercícios propostos, é necessário manusear diretamente alguns livros que possuem características específicas abordadas nas aulas.

Sobre a docente - Marcia Signorini é arquiteta, mestre e doutora pela FAU/USP, especializada em tecnologia gráfica e controle de qualidade. Diretora da Signorini Produção Gráfica, empresa de assessoria na área de produção gráfica editorial.


A confecção do livro: produção gráfica editorial
Data: 9 de novembro de 2016 a 8 fevereiro de 2017
Carga horária: 39 horas
Inscrições até: 23/11/2016, às 23h30
Investimento: R$ 498,00 
Fone da Universidade: (11) 3242-9555; 3242-7171 - ramais 502 e 503 
E-mail: unil@editora.unesp.br 
Clique aqui para informações e inscrições on-line.

*Desistências serão aceitas somente até a aula 2 e devem ser comunicadas via e-mail acima.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp