Dia de Iemanjá celebra diversidade cultural de ritos africanos

Notícia
Notícias
domingo, 31 de janeiro de 2021

Dia de Iemanjá celebra diversidade cultural de ritos africanos (Foto: Marvin Kennedy/Flickr)

No dia 2 de fevereiro, comemora-se o Dia de Iemanjá. A divindade, presente em diversas religiões de matriz africana, liga-se tradicionalmente às águas salgadas e é considerada protetora dos pescadores - não à toa, quando de sua homenagem, presentes os mais diversos são colocados em pequenos barcos empurrados mar a dentro e oferecidos a ela. 

"Dandalunda, como também é conhecida, é uma das divindades que compõem o panteão das religiões de matriz afro, elemento fundamental para a constituição da brasilidade", pontua a Fundação Palmares. "Embora, no Brasil, a simbologia em torno de Yemanjá ligue-a ao mar, originalmente ela esteve atrelada ao rio Yemojá (outro nome atribuído ao orixá), que corre em direção ao mar. Seu culto surgiu entre os Egbá, povo Iorubá que vive na região de Ifé e Ibadan."

Para jogar luz aos mais diversos traços das diversas culturas africanas, a Livraria Unesp oferece 25% de desconto sobre obras de diversas editoras que tratam de religiões de matriz africana. Para conferir a lista, clique aqui.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br