Dia do Palhaço: homenagem a quem nos faz rir

Notícia
Notícias
quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

No dia 10 de dezembro comemora-se o Dia do Palhaço (Foto: Maria Madeira/Flickr)

Os mais velhos certamente se lembram da gostosa sensação de visitar um circo. Seu ambiente quase onírico, repleto de trapezistas, engolidores de espadas, equilibristas e outros seres fantásticos trazia encanto, entusiasmo e divertimento a adultos e, principalmente, às crianças. No entanto, o ponto alto - e sempre hilário - das apresentações ficam a cargo dos palhaços e suas roupas coloridas, sapato agigantado e nariz vermelho tão característico. E hoje, neste dia 10 de dezembro, comemora-se o dia deste profissional do riso: o Dia do Palhaço. 

Do mundo de palhaços famosos, como o Bozo, aos anônimos dos rincões do Brasil, a Editora Unesp sublinha de seu catálogo duas obras para mergulhar no universo lúdico desta figura e resgatar a tradição. Confira: 

A personagem palhaço

Autora: Andreia Aparecida Pantano| Páginas: 68 | R$ 30

O objetivo deste livro é analisar a criação da personagem palhaço bem como sua forma de interpretar e encenar. Durante a análise deste processo de criação a autora procurara entrever as formas da subjetividade e da liberdade, para o processo criativo. O objeto da análise será o palhaço de circos pequenos, uma vez que nestes circos ele é a personagem central do espetáculo. No entanto, não se excluem entrevistas com palhaços que atuam em circos grandes. No primeiro capítulo, O circo e sua história, é feita uma síntese da história e origem do circo. Também neste capítulo, procura-se não só contar a história desta arte como também entender o significado que a arte circense teve ao longo do tempo. E, por último, são abordadas as diferenças e semelhanças entre o circo e o teatro.

Palhaços

Autor: Mário Fernando Bolognesi | Páginas: 296 | R$56

Resultado de uma pesquisa bibliográfica e empírica, com viagens por grande parte do Brasil, estuda a arte do palhaço tal como ela é no circo nacional, tomando como base a dramaturgia, a interpretação e a encenação. O livro realiza ainda uma recuperação bibliográfica de parte da história do circo moderno, com uma investigação das origens dos palhaços, suas influências e aproximações com o teatro.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br