É hoje! Especialistas apresentam leituras alternativas sobre a Semana de 22 em evento no Memorial da América Latina

Notícia
Notícias
quinta-feira, 12 de maio de 2022

Catálogo e cartaz da Semana de Arte Moderna, produzidos por Di Cavalcanti
(Reprodução fotográfica Romulo Fialdini - Enciclopédia Itaú Cultural)

A Semana de 22 tem sido caracterizada como um marco do modernismo brasileiro. Entretanto, esta imagem é questionada por vários pesquisadores sobre o tema, que propõem uma visão crítica e alternativa sobre o evento. Para discutir esse importante momento da vida cultural brasileira, a Unesp e a Fundação Editora da Unesp, com o apoio do Memorial da América Latina, realizam a mesa-redonda aberta ao público Semana de 22: saudades do que não foi, com a participação dos seguintes convidados:

Francisco Foot Hardman - Professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sendo docente do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).

Elias Thomé Saliba - Professor titular do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), desde 1990; especializou-se em História da Cultura, com ênfase no Brasil do período republicano.

Carlos Eduardo Berriel - Professor de História Literária do Departamento de Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp.

Lúcia Ricotta Vilela Pinto - Professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde coordena o Laboratório de Estudos em Críticas e Teorias na Contemporaneidade. É consultora do Projeto Resgate da Fundação Biblioteca Nacional.  

Semana de 22: saudades do que não foi

Quinta-feira, 12 de maio, às 19h30
Auditório da Biblioteca do Memorial da América Latina
Av. Mário de Andrade, 664 - Portão 4 - Barra Funda, São Paulo (ao lado da estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô).
Evento gratuito. Para inscrições, preencher o formulário disponível em: https://forms.gle/eEvNqAh4xmirbHMt8

___________________

Esta mesa-redonda integra o Festival Centenários, uma diversificada programação artística e cultural da Unesp, para promover uma ampla reflexão sobre as comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna e dos 200 anos da independência do Brasil.

Ao discutir a importância desses dois eventos, o conjunto de atividades também deverá proporcionar uma avaliação do papel da arte e da cultura na universidade e das ações que se deseja projetar para o futuro.

O Festival Centenários conta com o apoio do Memorial da América Latina e a participação dos Comitês de Ação Cultural de várias unidades universitárias. Mais informações disponíveis em www.unesp.br/centenarios.    

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br