Editora Unesp 30 anos: Carlos Alberto Gianotti, professor e editor

Artigo
Artigo
sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Carlos Alberto Gianotti, professor e editor

Poderia dizer aqui algumas palavras sobre livros que li, dos editados pela Editora Unesp. Certamente, me agradaria comentar particularmente uma das mais importantes obras que li em minha já longa vida, Elogio da serenidade, de Norberto Bobbio (trad. Marco Aurélio Nogueira), dessa editora, 2012, recentemente reeditado. (O ensaio que dá nome a esse livro é de uma clareza de ideias e de uma delicadeza eloquentes.) Mas não falarei sobre livros que, saídos dessa casa editora, pude ler. Prefiro comentar sobre ela, a Editora.

Dizer que a Unesp cuidou de traduzir e editar aquele Bobbio no Brasil em si já é dizer sobre ela. Caso se examine o catálogo da Editora Unesp, se encontrarão, além de títulos de autores nacionais importantes, obras essenciais de pensadores de renome internacional, contemporâneos ou não, que foram traduzidos e publicados com o melhor esmero editorial. E este, penso eu, é o backgroud da Editora Unesp que a identifica.

Sou editor universitário há anos, e sempre tive a Editora da Unesp como modelo. Acredito que se trata da mais importante casa editora universitária brasileira, o que foi consolidado, pouco a pouco, durante esses anos, pela forma de gestão, pela visão de mercado, pelo compromisso com a veiculação dos saberes. Isso deve ser creditado à sua equipe de trabalho, aos editores que ao longo desses trinta anos fizeram o que fizeram, e pelos seus diretores que a souberam conduzir de forma tão ajustada.

Este o registro que me foi indispensável de fazer, por ocasião dos 30 anos da Editora Unesp.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp