Editora Unesp 30 anos: Cristovam Buarque, autor e senador da República

Artigo
Artigo
terça-feira, 29 de agosto de 2017

Cristovam Buarque, senador da República

Sou filho de uma família em que o orgulho de meus pais era os livros, os estudos. Eles liam muito e o incentivo que deles recebi para estudar foi fundamental para a minha carreira.

Vejo a educação como matriz de desenvolvimento do país. Ela é a maior estratégia para o Brasil conquistar seu desenvolvimento pleno e deve ser o suporte para o bom desempenho do Estado; para o desenvolvimento do país; para o sucesso empresarial; e para a realização social e profissional do indivíduo.

Pela Unesp, tenho muito orgulho e carinho por ter publicado dois livros: A universidade na encruzilhada e A aventura da universidade. A Editora Unesp, ao longo de seus 30 anos de existência, lançou mais do que simples livros. Seu potencial agregador permitiu divulgar ideias do passado, refletir sobre o presente e lançar perspectivas para futuro.

Porém, o mais importante foi democratizar o conhecimento, servindo de principal ponte entre uma das mais exemplares universidades brasileiras, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), e a sociedade. Eternizar as ideias dos autores, suas teorias e convicções é o que faz a Unesp.

Ela reflete o que penso acerca de um dos objetivos de uma instituição de ensino superior: estar ancorada na realidade de um mundo que a cada momento se transforma pela velocidade das novas tecnologias e dos novos conhecimentos.

Afinal, reproduzir o passado é fácil, mas construir o futuro, democratizar e eternizá-lo por meio dos livros é o maior desafio.

Conheça o regulamento e participe da campanha 
Editora Unesp 30 anos. Você conta essa história.

Assessoria de Imprensa da Editora Unesp