Editora Unesp 30 anos: Paulo Milton Barbosa Landim, ex-reitor da Unesp

Artigo
Artigo
quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Paulo Milton Barbosa Landim, reitor de 17/01/1989 a 15/01/1993

A Universidade Estadual Paulista completou 40 anos de criação em 2016 e neste ano a sua Editora completa 30 anos. O significado disso é que, somente após a grande crise institucional por que passou a nossa Universidade em meados dos anos 1980, diversos projetos de caráter político-universitário tiveram seu início para torná-la uma verdadeira Universidade. Um dos mais significativos foi a criação em 1987 da Editora, posteriormente consolidada como Fundação em 1996.

A Fundação Editora da Unesp/FEU ao ser criada tinha como meta a vontade da Unesp em fazer cumprir sua missão de não apenas gerar, mas também difundir conhecimento. Contou sempre com o apoio e Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp incentivo de todas as diversas reitorias que, ao mesmo tempo, procuraram não interferir na sua política editorial. Graças a isso e, principalmente, à competência de seus dirigentes, Conselhos Curador e Editorial, funcionários, colaboradores docentes da Unesp ou não, conseguiu nesses 30 anos tornar-se uma editora acadêmica nacional das mais importantes e de nível referencial. Ela tem se mostrado como uma das principais pontes de ligação entre a nossa Unesp e a Sociedade. 

Como apresentado em seu site, é por meio da FEU que a produção acadêmica e científica da Unesp pode chegar à população, como uma forma de mostrar o extenso trabalho de pesquisa realizado nesta instituição. Mas, além disso, a FEU traz ainda um grande leque de outros livros de pensadores e estudiosos consagrados, no Brasil e no exterior, que compõem um acervo também repleto de obras clássicas e contemporâneas. Para garantir o acesso a essa produção, a FEU conta com equipe técnica, livrarias próprias, lojas física, virtual e móvel, que proporcionam o contato com o público leitor.

É uma interessante coincidência que um dos mais importantes escritores e editores do Brasil, Monteiro Lobato, teve sua primeira editora, “Monteiro Lobato & Cia”, no prédio da Praça da Sé hoje ocupado pela Editora da Unesp. É dele a frase: “Um pais se faz com homens e livros”. Nesse sentido uma das importantes contribuições da Unesp para o nosso atual e carente Brasil é a sua Editora.  

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp