Editora Unesp 30 anos: Rafael Gonçalves Gumiero, leitor

Artigo
Artigo
segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Rafael Gonçalves Gumiero, leitor

Primeiramente, parabenizo a Editora Unesp pelos seus 30 anos de existência. Dentro do grande repertório de produções bibliográficas da Editora Unesp, selecionei o livro Desconcentração produtiva regional do Brasil: 1970-2005, do professor Wilson Cano. Esse livro teve e tem uma importância notória em minha trajetória, pois foi a partir dele que comecei meus estudos sobre desenvolvimento regional do Brasil e encerra a trilogia de obras publicadas sobre as assimetrias regionais.

O processo de desconcentração produtiva regional a partir dos anos 1980 tornou-se muito mais complexo combinado com redução da diversificação produtiva da periferia nacional. Subjacente, os projetos logísticos foram implantados buscando integrar o local ao global, sobrepujando a escala nacional e, mais do que isso, negligenciando uma política de desenvolvimento nacional, que fomente o diálogo federativo entre as diferentes regiões.

Na tese de Cano, a "guerra fiscal" está disseminada como prática em vez da racionalidade do planejamento, permitindo a iniciativa privada atuar deliberadamente ao se instalar em territórios que ofereçam melhores subsídios e sem contrapartidas aos municípios. Posterior à leitura desta obra, cursei uma disciplina com o professor Wilson Cano, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Unicamp, o que me permitiu conhecer mais detidamente a temática de desenvolvimento regional e optar por esta temática em minha tese de doutorado.

Atualmente, sou professor do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, cujo objetivo principal é o desenvolvimento regional. Agradeço pela oportunidade da Editora Unesp ter publicado este livro e uma gama gigantesca sobre temas do conhecimento. Espero que outras pessoas possam usufruir desta oportunidade e ter o contato com estas grandes obras da literatura brasileira e as possam incentivar a dar continuidade aos estudos para a construção e difusão dos saberes. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp