Editora Unesp 30 anos: Sandro Roberto Valentini, reitor da Unesp

Artigo
Artigo
terça-feira, 1 de agosto de 2017

Sandro Roberto Valentini, reitor da Unesp

Eu ingressei na Unesp como aluno em 1982 e, como professor, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara em 1987, ano de criação da Editora Unesp. Em 1996, quando o Conselho Universitário criou a Fundação Editora da Unesp, pude acompanhar de perto todo o processo de expansão da Editora. Desse modo, conheço a história da Editora desde o início. 

A partir daí é preciso ressaltar que a Editora da Unesp é importante para os trabalhos desenvolvidos no mundo acadêmico. Possui um vasto catálogo que atende interesses relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária. Além disso, traz em sua própria concepção uma meta de socialização e democratização do conhecimento. Ela é uma das pontes entre o conhecimento produzido na universidade e a sociedade.

Não resta dúvida de que a editora hoje ganhou projeção nacional e internacional e se consolidou como uma das mais importantes editoras da América Latina. Esse reconhecimento pode ser retratado por meio dos vários prêmios que recebeu: Jabuti, incluindo o Jabuti de ouro na categoria de não ficção, Juca Pato, Associação Brasileira de Críticos de Arte, Academia Brasileira de Letras etc. No total foram 21 prêmios. Além disso, a Editora tem um forte trabalho interativo e associativo, pois faz parte Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) e da Associação de Editoras Universitárias da América Latina. 

Futuro

Uma instituição universitária não pode parar em função das rápidas transformações sociais e tecnológicas que vivemos atualmente. Ela tem que ser dinâmica, saber fazer a leitura dessa realidade e agir sobre ela. Do mesmo modo temos que fazer um enorme esforço para enfrentar a crise pela qual passamos e contribuir para que o país a supere. A editora, com seus livros publicados, fornece elementos para que possamos compreender melhor a crise política e de valores que estamos vivendo. O grande acervo que possui, com livros de pensadores e estudiosos consagrados, no Brasil e no exterior, são de fácil acesso, pois a Fundação Editora da Unesp conta com livrarias próprias (física e virtual), o que facilita o contato com o público leitor.

Além disso, por meio da editora, a produção acadêmica e científica da Unesp pode chegar à população. É uma forma de mostrar o extenso trabalho de pesquisa realizado na Unesp e muito destas pesquisas estão relacionadas à realidade política e social do Brasil. Mas um fato que atualmente é marcante, e que completa o papel social e prospectivo da Editora, é que a FEU está plenamente conectada com a era da informação, promovendo o acesso mais amplo à leitura.

O lançamento da Coleção Propg Digital, com textos produzidos nos Programas de Pós- Graduação da Unesp, disponibiliza obras para download gratuito, permitindo um alcance social ilimitado aos usuários. Esta iniciativa é algo que permanece inédito entre as demais editoras brasileiras, sendo a FEU a pioneira nesta prática. Desde o lançamento do programa já foram feitos mais de 20 milhões de downloads. Além disso, a editora também possui uma vertente educacional por meio das atividades que desenvolve em sua Universidade do Livro (Unil). Na Unil realiza cursos, palestras e encontros, promovidos para profissionais e aspirantes do setor editorial. Todas essas ações são importantes para que possamos refletir e agir diante da complexidade da realidade atual e das novidades do mundo editorial.

Conheça o regulamento e participe da campanha Editora Unesp 30 anos. Você conta essa história.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp