Editora Unesp promove debate virtual sobre ensaio, arte e filosofia em Adorno

Notícia
Notícias
quarta-feira, 16 de junho de 2021

Publicado originalmente em 1967, livro reúne ensaios que contêm parte da crítica cultural produzida pelo pensador alemão em sua última década de vida 

Na próxima quarta-feira, 23 de junho, às 16h, a Fundação Editora da Unesp promove o debate virtual "Ensaio, arte e filosofia em Adorno", que congrega pesquisadores da obra do filósofo alemão e marca o lançamento oficial do livro Sem diretriz - Parva Aesthetica, cuja tradução e apresentação ficou a cargo do professor Luciano Gatti.

O debate será transmitido pelo canal da Editora Unesp no YouTube e em sua página oficial no Facebook.

Os espectadores da live concorrem a um exemplar da obra, que será sorteado durante o evento. 

Debatedores

Luciano Gatti - Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas com pesquisas de pós-doutorado na PUC-SP, na New School for Social Research, NY, e no Leibniz-Zentrum für Literatur- und Kulturforschung Berlin. Professor do Departamento de Filosofia da Unifesp.

Eduardo Socha - Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo com estágio na Freie Universität Berlin. 

Jorge de Almeida - Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Foi professor visitante na Freie Universität Berlin e na Université de Paris VIII. Professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo.

Vladimir Safatle - Doutor em Filosofia pela Université de Paris VIII. Foi Visiting Scholar da University of California - Berkeley, além de professor visitante das Universidades de Paris I, Paris VII, Paris VIII, Paris X, Toulouse, Louvain, Stellenbosch (África do Sul) e Essex. Professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.

Rodrigo Duarte - Doutor em Filosofia pela Universität Gesamthochschule Kassel. Realizou pesquisas de pós-doutorado na Bauhaus Universität Weimar, Alemanha, e na University of California. Professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Ricardo Barbosa - Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com estágio de pesquisa na Universidade de Konstanz (Alemanha). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universität Berlin e no Deutsches Literaturarchiv Marbach. Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mediação

Silvio Rosa Filho - Professor de filosofia na Universidade Federal de São Paulo, graduou-se em 1995 e doutorou-se em 2002 pelo Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, com estadia na École Normale Supérieure (1998-2000).

Sobre a obra

Publicada originalmente em 1967, Sem diretriz – Parva Aesthetica é uma coletânea de ensaios que contém parte da crítica cultural produzida por Adorno em sua última década de vida. O volume, concebido como uma espécie de introdução a sua Teoria Estética, apresenta novas reflexões sobre cinema e arte contemporânea, ao lado de considerações específicas sobre o destino da arquitetura funcionalista no pós-guerra e sobre o entendimento então predominante a respeito do barroco. No livro, Adorno reavalia as condições sociais de recepção das obras de arte e insiste na atualidade do conceito de indústria cultural. Também se detém sobre alguns dos fenômenos estéticos mais recentes de sua época – como a imbricação das linguagens artísticas e o happening – a partir da relação sempre conturbada com a tradição. Na reflexão dialética sobre a arte de seu tempo, a crítica cultural aparece a Adorno como necessariamente moderna, evidenciando a profunda afinidade entre arte e pensamento.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br