Educadores propõem mudanças estruturais na formação de docentes

Notícia
Notícias
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Além de levantar questões sobre aspectos conceituais da Educação, a publicação ainda trata de temas práticos como ensino a distância e estágio 

Não há como discutir as problemáticas da educação no Brasil sem abordar a questão da formação daqueles que são responsáveis por ensinar crianças, jovens e adultos nos diversos momentos da vida acadêmica. Sob essa perspectiva, a Editora Unesp lança Por uma revolução no campo da formação de professores, organizado por Bernardete Angelina Gatti, Celestino Alves da Silva Junior, Maria Dalva Pagotto, Maria da Graça Nicoletti Mizukami e Maria de Lourdes Spazziani. 

A publicação é fruto dos debates e proposições do II Congresso Nacional de Formação de Professores e do XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores que aconteceram em 2014. Na ocasião, foram discutidas as mudanças que ocorreram no campo da educação nas duas últimas décadas do século 20 e na década inicial do século 21, no que se refere às práticas de formação dos professores. Os organizadores compilaram as ideias de especialistas em educação brasileiros e estrangeiros presentes nos eventos. Ainda que cada um exponha considerações específicas sobre o tema, suas percepções convergem quando se trata dos programas de formação de professores e o fato de não serem o objeto prioritário de trabalho no campo do ensino superior. Além disso, apontam para a falta de integração entre as ações das universidades com as experiências de trabalho das escolas de educação básica e a necessidade de modificar essa esfera, rompendo os processos já existentes, para que as práticas tradicionais sejam superadas.

Sobre esse pano de fundo crítico, o lançamento levanta discussões epistemológicas e políticas, como a que envolve a própria natureza das teorias pedagógicas. Outras tantas questões fundamentais sobre o processo de formação também são tratadas, assim como a educação a distância, o papel do estágio supervisionado e as demandas educacionais do século 21.

Sobre os organizadores - Bernardete Angelina Gatti possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Psicologia pela Université de Paris VII - Université Denis Diderot, com pós-doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. É professora aposentada pela USP. 

Celestino Alves da Silva Junior possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração, mestrado em Educação pela USP e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É livre docente e professor titular pela Unesp. 

Maria Dalva Pagotto é graduada em Psicologia pela USP, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professora assistente doutor da Unesp.

Maria da Graça Nicoletti Mizukami é graduada em Pedagogia pela Unesp, mestre em Educação pela PUCRJ e doutra em Ciências Humanas pela mesma instituição. É professora da UFScar e Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Maria de Lourdes Spazziani possui graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Educação pela Unicamp e pós-doutoramento em Educação Ambiental pela USP. Atualmente é professora assistente doutor da Unesp.

Título: Por uma revolução no campo da formação de professores
Organizadores: Bernardete Angelina Gatti, Celestino Alves da Silva Junior, Maria Dalva Pagotto, Maria da Graça Nicoletti Mizukami e Maria de Lourdes Spazziani
Número de páginas: 264
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 46,00
ISBN: 978-85-393-0613-8