Encontro celebra cem anos de 'Urupês', de Monteiro de Lobato

Notícia
Notícias
quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Especialistas debatem a obra lobatiana em evento gratuito nos dias 5 e 6 de novembro

O livro Urupês, escrito por Monteiro Lobato em 1918, ganhou a cena na época da publicação e teve várias edições, podendo ser considerado o primeiro best-seller nacional. Para celebrar os cem anos do texto, a Editora Unesp e a Universidade do Livro realizam encontro com especialistas aberto ao público, nas tardes dos dias 5 e 6 de novembro. O local escolhido como palco do encontro é o prédio onde hoje funciona a Fundação Editora da Unesp e que já foi sede da Cia. Gráphico-Editora Monteiro Lobato.

Sob coordenação do escritor Luís Camargo, coautor dos livros Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta e Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil, livro do Ano Não Ficção, em 2009, o evento toma como mote Urupês, mas também da obra lobatiana em sentido mais amplo.

Além da publicação de Urupês, ainda em 1918, Monteiro Lobato comprou a Revista do Brasil, onde colaborava desde seu lançamento e também publicou O saci-pererê: resultado de um inquérito e a coletânea de artigos de jornal Problema vital. 

Confira a programação completa e o currículo dos participantes. As inscrições são gratuitas.

LOCAL
Universidade do Livro: Praça da Sé, 108 (estação Sé do Metrô) | São Paulo (SP)

DATA
5 e 6 de novembro de 2018    

INSCRIÇÕES AQUI

PROGRAMAÇÃO  

Segunda-feira | 5 de novembro

14h30 | Conferência de abertura: Cem anos de Urupês
Milena Ribeiro Martins
Coordenação: João Luís Ceccantini  

15h30 | Coffee break  

15h45 | Mesa-redonda: Em torno de Urupês
Coordenação: João Luís Ceccantini  

  • História editorial de Urupês
    Cilza Carla Bignoto  
  • Iconografia dos Urupês
    Magno Silveira  
  • Repercussões de Urupês no mundo hispanofalante
    Thaís de Mattos Albieri  
  • Urupês na boca do povo: jornalismo e literatura lobatiana
    Thiago Alves Valente    

Terça-feira | 6 de novembro  

14h30 | Mesa-redonda: Urupês e além  
Coordenação: Cilza Carla Bignotto  

  • Os contos de Monteiro Lobato e de Lima Barreto
    Tâmara Abreu   
  • “O livro é que vai abrir os olhos dessa gente” – um mote de Monteiro Lobato
    Kátia Chiaradia  
  • A correspondência entre Lobato e seus leitores infantis
    Raquel Afonso  
  • A "marca M.L.": Monteiro Lobato e a posteridade
    Emerson Tin  

15h45 | Coffee break  

16h | Conferência de encerramento: Um Lobato para o século XXI
Marisa Lajolo
Coordenação: Cilza Carla Bignotto  

PARTICIPANTES

Cilza Carla Bignotto é professora da Universidade Federal de Ouro Preto, câmpus de Mariana, MG. Autora de Figuras de autor, figuras de editor: as práticas editoriais de Monteiro Lobato. Coautora dos livros Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil e Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta, nos quais escreveu sobre O garimpeiro do rio das Garças e A onda verde.   

Emerson Tin é professor de língua portuguesa e literatura nas Faculdades de Campinas (Facamp). Coautor dos livros Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil e Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta, nos quais escreveu sobre Os doze trabalhos de Hércules, O Mundo da Lua e A barca de Gleyre.  

João Luís Ceccantini é professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Assis, organizador de Monteiro Lobato e o leitor de hoje (com Alice Áurea Penteado Martha), de Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil (com Marisa Lajolo) e coautor de Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta, no qual escreveu sobre Urupês.  

Kátia Chiaradia é pesquisadora e coautora dos livros Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil e Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta, nos quais escreveu sobre O poço do Visconde e O escândalo do petróleo.  

Luís Camargo é o coordenador geral do evento 'Cem anos de Urupês', escritor, ilustrador e tradutor de livros para crianças. Coautor dos livros Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta, nos quais escreveu sobre ilustração e Ideias de Jeca Tatu.

Magno Silveira é designer, pesquisador e colecionador da obra de Monteiro Lobato. Realizou a exposição “Ilustradores de Lobato” (Sesc São José dos Campos); publicou catálogo sobre esses artistas do período de 1920 a 1948. Atualmente realiza pesquisa iconográfica e textos sobre ilustradores para a Editora Globo, selo Biblioteca Azul, coleção lobatiana.  

Marisa Lajolo é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, autora de Literatura: ontem, hoje, amanhã, Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida, O poeta do exílio (Melhor Obra de Literatura Infantojuvenil de 2011, pela Academia Brasileira de Letras), organizadora de Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil (com João Luís Ceccantini) e Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta. Eleita para a Academia Paulista de Educação em 2015.  

Milena Ribeiro Martins é professora da Universidade Federal do Paraná. Coautora dos livros Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil e Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta, nos quais escreveu sobre Viagem ao céu, Negrinha e América.  

Raquel Afonso trabalha com tutoria à distância na Univesp e leciona no Ensino Médio. Coautora dos livros Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil e Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta, nos quais escreveu sobre Histórias de Tia Nastácia e Problema vital.  

Tâmara Abreu é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coautora dos livros Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil e Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta, nos quais escreveu sobre A reforma da Natureza e Mr. Slang e o Brasil.  

Thaís de Mattos Albieri é editora de livros. Coautora dos livros Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil e Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta, nos quais escreveu sobre Emília no País da Gramática e Cidades Mortas.  

Thiago Alves Valente é professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, câmpus de Cornélio Procópio, autor dos livros Monteiro Lobato nas páginas do jornal e Monteiro Lobato: um estudo de A chave do tamanho, coautor dos livros Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil e Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta, nos quais escreveu sobre A chave do tamanho e Mundo da lua e miscelânea. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp