Encontro com os escritores recebe Ana Maria Machado e Ruth Rocha

Notícia
Notícias
terça-feira, 21 de maio de 2019

Em sua décima segunda edição, a série Encontro com os escritores recebe as premiadas autoras Ana Maria Machado e Ruth Rocha para um bate-papo com seus leitores sobre suas vidas e obras, com mediação da editora Lenice Bueno. O evento homenageia os 50 anos da revista Recreio, importante publicação infantil descontinuada em 2018 e conta com sessão de autógrafos das autoras. O encontro gratuito acontece em 11 de junho, das 19h às 21h, na sede da Universidade do Livro. É preciso inscrever-se previamente. 

A série Encontro com os escritores consiste em um ciclo de conversas com autores renomados nos mais diversos segmentos, de romancistas e poetas a quadrinistas, biógrafos e divulgadores científicos. Os encontros anteriores foram com Luis Fernando Verissimo, Milton Hatoum, Laurentino Gomes, Laerte e Luis Gê, Ignácio de Loyola Brandão, Pedro Bandeira, Mary del Priore, Rodrigo Lacerd, Cristovão Tezza, Marina Colasanti e Maria Valéria Rezende.  

Sobre as autoras - Ana Maria Machado nasceu no Rio de Janeiro em 1941. Com quase de 50 anos de carreira, Ana Maria tem mais de cem livros publicados no Brasil e em mais de 17 países, somando mais de 18 milhões de exemplares vendidos.  Ficou conhecida como escritora, tanto pelos livros voltados para adultos como aqueles voltados para crianças e jovens. Em 1993, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2000, ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel da literatura infantil mundial. E em 2001, a Academia Brasileira de Letras lhe deu o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, pelo conjunto da obra. Ocupa a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, que presidiu de 2011 a 2013.  

Ruth Rocha é formada em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Entre 1957 e 1972 foi orientadora educacional do Colégio Rio Branco. Nessa época, começou a escrever sobre educação para a revista Cláudia. Nesse período, Sonia Robato, que dirigia a revista Recreio, fez um convite-desafio para Ruth: escrever uma história para crianças. Assim nasceu Romeu e Julieta, a primeira de uma série de narrativas publicadas na revista, que mais tarde Ruth veio a dirigir. A partir de 1973 trabalhou como editora e, em seguida, como coordenadora do departamento de publicações infantojuvenis da editora Abril. Palavras, muitas palavras, seu primeiro livro, saiu em 1976. Depois vieram Marcelo, Marmelo, Martelo — seu best-seller e um dos maiores sucessos editoriais do país, com mais de setenta edições e vinte milhões de exemplares vendidos —, O reizinho mandão — incluído na “Lista de Honra” do prêmio internacional Hans Christian Anderson —, Nicolau tinha uma ideia, Dois idiotas sentados cada qual no seu barril e Uma história de rabos presos, entre muitos outros. Em mais de cinquenta anos dedicados à literatura, a escritora tem mais duzentos títulos publicados e já foi traduzida para vinte e cinco idiomas. Ruth recebeu prêmios da Academia Brasileira de Letras, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, além do prêmio Santista, da Fundação Bunge, o prêmio de Cultura da Fundação Conrad Wessel, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural e oito prêmios Jabuti, da Câmera Brasileira de Letras. Em 2008, foi eleita membro da Academia Paulista de Letras.

Encontro com Ana Maria Machado e Ruth Rocha
Data: 11 de junho de 2019
Horário: das 19h às 21h
Inscrições: até às 16h do dia 11/06 ou enquanto houver vagas
Entrada gratuita
Inscrições: clique aqui
Local: Universidade do Livro |Praça da Sé, 108, 7º andar (esquina com Rua Benjamim Constant) | Estação Sé do Metrô | São Paulo (SP)

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp