Ermanno Stradelli ganha livro e exposição fotográfica em São Paulo

Notícia
Notícias
quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Evento duplo acontece no dia 6 de outubro na Casa Mário de Andrade

Explorador, fotógrafo e pesquisador de línguas, costumes e mitos amazônicos, o conde italiano Ermanno Stradelli (Borgotaro, Parma 1852 – Manaus, 1926) viveu 43 anos no Brasil recolhendo relatos dos povos indígenas e registrando suas imagens. 

Quando se completam 90 anos de sua morte, a Editora Unesp e o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo lançam o livro A única vida possível: Iitinerários de Ermanno Stradelli na Amazônia, organizado por Livia Raponi, uma coletânea de ensaios de especialistas brasileiros e italianos, de diferentes áreas disciplinares. 

A obra ilustra a múltipla atuação desse incansável pesquisador, que, entre os séculos XIX e XX, dedicou grande parte de sua existência em conhecer e divulgar as expressões originais das culturas autóctones do Alto Rio Negro, sendo, até hoje, uma imprescindível referência para os estudiosos de antropologia, línguas e literaturas ameríndias.

Na mesma ocasião será aberta a exposição fotográfica Nos passos de Ermanno Stradelli. Viagem à Amazônia, que reúne imagens do próprio Stradelli  e imagens mais recentes de Graziano Bartolini, realizadas ao longo de uma exploração fluvial seguindo os passos do explorador italiano.

Lançamento do livro e abertura da exposição: 6 de outubro (quinta-feira), às 19h   
Visitação da exposição:  de 7 de outubro a 19 de novembro de 2016 (de segunda-feira a quinta-feira, das 10 às 18h)
Local: Oficina Cultural Casa Mário de Andrade 
R. Lopes Chaves, 546 - Barra Funda | São Paulo (SP) | Tel: (11) 3826-4085
Entrada franca

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp