Especialistas apresentam leituras da Semana de 22 sob diferentes prismas

Notícia
Notícias
quarta-feira, 18 de maio de 2022

Pesquisadores discutiram leituras alternativas sobre evento de 1922

A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, aconteceu entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo – tem sido caracterizada como um marco do modernismo brasileiro. E seus desdobramentos percorreram o século 20 e resvalam na cultura nacional até hoje. Como forma de jogar luzes e realizar leituras alternativas sobre esse momento marcante da vida cultural brasileira, a Unesp e a Fundação Editora da Unesp, com o apoio do Memorial da América Latina, realizaram, no último dia 12 de maio, a mesa-redonda Semana de 22: saudades do que não foi. 

Participaram Francisco Foot Hardman, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Elias Thomé Saliba, professor titular do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Eduardo Berriel, professor de História Literária do Departamento de Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, e Lúcia Ricotta Vilela Pinto, professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

O evento integrou o Festival Centenários, uma diversificada programação artística e cultural da Unesp, para promover uma ampla reflexão sobre as comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna e dos 200 anos da independência do Brasil.

Assista à reportagem produzida pela TV Unesp sobre o evento:

https://www.youtube.com/watch?v=CFVQTA3mgZc

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br