Especialistas avaliam oportunidades, desafios e estratégias para livrarias no pós-pandemia

Notícia
Notícias
segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Eduardo Cunha e Gerson Ramos compartilham sua experiência no mercado livreiro



As transformações que o varejo de livros vem sofrendo desde 2018 - e que se aceleraram com a pandemia de Covid-19 - têm impactado fortemente as empresas que se dedicam ao comercio B2C, sejam lojas físicas, sejam lojas on-line, seja um misto das duas. Mas esse impacto não se dá apenas pela dimensão dessas transformações, mas principalmente pela velocidade com que ocorrem, o que exige decisões cada vez mais estratégicas e ágeis quanto aos recursos dedicados aos reposicionamentos. São esses os elementos que os profissionais Eduardo Cunha e Gerson Ramos discutem na formação on-line e ao vivo Livrarias no pós-pandemia: desafios, oportunidades e estratégias, oferecida pela Universidade do Livro nos dias 13 a 15 de setembro, das 19h30 às 21h30.

Os encontros visam apresentar estudos de projetos com base em diagnósticos realizados sobre casos reais, apresentar cenários e alternativas no mercado nacional para empresas com atuação on e off-line, além de construir e apoiar tomadas de decisões com base em características específicas do mercado.

Confira o programa:

  • Cenário do varejo de livros no Brasil e no mundo no pós-pandemia.
  • Cases de sucesso.
  • Quanto e onde investir para acompanhar as principais mudanças ocorridas.
  • Pesquisas de mercado: como utilizar nas suas tomadas de decisões.
  • Gestão de equipes: o que mudou e o que o público espera encontrar em um modelo de negócio.
  • Como tornar sua livraria relevante para as grandes editoras.
  • Como preservar margens no confronto com descontos de grandes players.

O investimento é de R$ 297 (valor único, já com desconto), em até 3 parcelas de R$ 99 no cartão de crédito, à vista no Pix até 13 de setembro ou no boleto para pagamento até dia 6 de setembro.

As aulas são voltadas a diretores, gerentes, supervisores e compradores de empresas varejistas que tenham o livro como principal produto, interessados em ingressar no mercado de vendas de livros, responsáveis por tomadas de decisão no mercado, seja no aspecto puramente comercial, seja nas áreas de tecnologia e logística dessa cadeia produtiva.

Sobre os docentes

Eduardo Cunha 

Graduado em Marketing e Administração; MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atua há 20 anos no mercado editorial e tem bastante experiência em toda a cadeia do livro, principalmente em sua área comercial. Foi um dos primeiros profissionais a apostar no marketplace no Brasil. Iniciou na Revista dos Tribunais, passou a gerir a Vértice Books e, através de ambas, tornou-se cofundador do Grupo BooKPartners. Foi diretor de Operações da Ciranda Cultural, editora líder no segmento infantil, e responsável por toda a estratégia da editora e pelas ferramentas de apoio às vendas. Atualmente é diretor de negócios, responsável pela divisão do mercado editorial na Yandeh, além de prestar consultoria para outros players do mercado.


Gerson Ramos

Profissional do mercado editorial há 39 anos, é diretor comercial da Editora Planeta do Brasil, foi fundador da Distribuidora Superpedido, atuou como consultor para diversas editoras e livrarias, e participou do projeto de implantação da Nielsen Bookscan no Brasil. É diretor da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Associação Brasileira dos Distribuidores de Livros (ABDL), além de integrar o conselho fiscal do Observatório do Livro e da Leitura.

Livrarias no pós-pandemia: desafios, oportunidades e estratégias

Data: 13 a 15 de setembro de 2022
Carga horária: 6 horas  
Inscrições até: 13 de setembro, às 15h
Investimento: R$ 297 (valor único, com desconto): em até seis parcelas de R$ 99 no cartão de crédito ou à vista no Pix até  13 de setembro, ou no boleto para pagamento até 6 de setembro.
E-mail: unil@unesp.br
Clique aqui para informações e inscrições on-line.     

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br