Especialistas debatem raridade bibliográfica

Unil
Unil
terça-feira, 11 de outubro de 2016

Livros raros

O Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem), com o apoio da a Universidade do Livro, reúne no próximo dia 18 de outubro especialistas para apresentar o universo da raridade bibliográfica por meio da discussão conceitual e de alguns apontamentos sobre os problemas e ações que envolvem o universo dos livros raros, sobretudo no contexto da pesquisa científica.

Expositor  

Andre Vieira de Freitas Araújo possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Unesp e mestrado em História Social pela USP. Doutorando em Ciência em Informação pela USP. Atualmente é professor do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ. É um dos idealizadores e organizadores do Seminário Internacional Itinerante "A Arte da Bibliografia". Como bibliotecário, desenvolveu trabalhos em instituições e projetos diversos, ligados à organização, preservação e difusão de acervos históricos, dos quais se destaca a Biblioteca do Mosteiro de São Bento de São Paulo, fundada em 1598. Atua nas áreas de Bibliografia (História e Teoria), Método Gesneriano, Bibliografia Histórica, Organização do Conhecimento (Aspectos Históricos e Epistemológicos), Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, História Social do Conhecimento, História do Livro e das Bibliotecas, Biblioteconomia de Livros Raros e Coleções Especiais, Políticas de Preservação Documental, Bibliotecas e Arquivos Beneditinos.  

Debatedor   

Rogério Xavier Neves possui graduação em Biblioteconomia pela Unesp, graduação e mestrado em Educação pela Unicamp. Atualmente é coordenador/docente na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Centro Universitário Assunção (Unifai). Coordenador do curso de pós-graduação em Gestão de Arquivos e Bibliotecas Escolares na UNIFAI. Foi colaborador técnico na organização de acervos do Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem), colaborador no Centro de Memória da Educação da Unicamp. Foi professor substituto contratado pela UFSCar. Atua principalmente com os seguintes temas: educação, cultura, informação, memória e formação profissional.  

Mediação  

Rubia Martins possui graduação e em Ciências Sociais pela Unesp e em Direito pelo Centro Universitário Eurípides Soares da Rocha de Marília, mestrado em Ciências Sociais pela Unesp e doutorado em Ciência da Informação pela Unesp. Atualmente é professora assistente do Departamento de Ciência da Informação da Unesp e possui experiência na área de Direito e Ciências Sociais aplicadas, com ênfase em direito público e privado; sociologia e metodologia científica.    

Inscrições gratuitas: http://www.cedem.unesp.br/#!/form/
Data e horário: 18/10/2016, 3ª feira às 18h30
Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé)
Certificado de participação a ser retirado no evento - Duração: 2h30
Informações: (11) 3116–1701- eventos@cedem.unesp.br
www.cedem.unesp.br /www.facebook.com/cedemunesp

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp