Estudo desvenda a relação entre os imigrantes italianos e a sociedade paulista

Notícia
Notícias
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Imigração italiana

O Brasil abriga atualmente cerca de 25 milhões de ítalo-brasileiros, sendo assim considerado o maior país com raízes italianas do mundo. A origem de tudo isso remota há 142 anos, quando em 21 de fevereiro de 1874 o Vapor "Sofia" desembarcou 386 famílias de imigrantes italianos em terras brasileiras.

Para homenagear essa comunidade que contribuiu tanto com sua cultura e força de trabalho para o crescimento do Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional da Imigração Italiana.

Impasses no novo mundoMuitas obras já discutiram a presença dessa população no país, porém pouca atenção foi dada à sua inserção no meio urbano do estado de São Paulo. Partindo dessa constatação, Flávia Arlanch Martins de Oliveira escreveu Impasses no Novo Mundo: Imigrantes italianos na conquista de um espaço social na cidade de Jaú (1870-1914) que busca desvendar a relação social existente entre os imigrantes e a sociedade local. Esta obra da Editora Unesp abrange o período entre 1870 e 1914, anos que marcaram a chegada de grandes levas de italianos à cidade até o início da Primeira Guerra Mundial, que contribuiu com a queda do fluxo de saída de estrangeiros europeus.

Os primeiros trabalhos de pesquisa realizados por Flávia de Oliveira buscaram seguir os passos de dois grupos de italianos que migraram em diferentes momentos para Jaú. De um lado, os vindos do sul; de outro, os do nordeste da Itália. Essa investigação apontou desarmonias entre os próprios italianos, problema enraizado nas diversidades culturais existentes no território europeu. Como esse tipo de estudo é escasso nos arquivos brasileiros, a autora viajou para a Itália, onde reavaliou as condições de saída de imigrantes no século XIX e o contexto histórico italiano naquele período, temas discutidos no primeiro capítulo. 

Nos capítulos seguintes, além de continuar o trabalho de reconstrução da trajetória da imigração italiana na região, Impasses no Novo Mundo apresenta novos ângulos a serem explorados sobre esse tema primordial no entendimento da formação da sociedade e da cultura brasileira. Mostra, por exemplo, que tanto a sociedade receptora como os imigrantes absorveram aspectos de outras culturas, fixando novas identidades e, consequentemente, implantando uma nova reordenação social urbana. Outro ponto de destaque da obra é sua contribuição ao resgate da memória histórica da cidade de Jaú, que, após a estagnação econômica dos anos 30, perdeu a importância obtida no final do século XIX e começo do XX.

Sobre a autora – Flávia Arlanch Martins de Oliveira é doutora em História pela FFLCH da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Departamento de História Unesp, câmpus de Assis, onde também está vinculada à pós-graduação. Autora de livros e artigos na área de história sociocultural, desenvolve pesquisas voltadas para questões pertinentes às identidades. 

Título: Impasses no Novo Mundo: Imigrantes italianos na conquista de um espaço social na cidade de Jaú (1870-1914) 
Autora: Flávia Arlanch Martins de Oliveira
Número de páginas: 224
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 40
ISBN: 978-85-7139-870-2
Coleção: PROPG

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp