'Evolução – o sentido da biologia' ganha reimpressão

Notícia
Notícias
domingo, 11 de abril de 2021

A imagem acima, que ilustra a ideia de que a evolução humana foi linear,
já foi desmistificada por Darwin há pelo menos 150 anos 

A teoria evolutiva é, desde a sua reformulação em meados do século XIX, a explicação científica mais coerente sobre a origem e o desenvolvimento da vida em nosso planeta. Mas continua sendo o alvo preferencial de ataques que partem de uma visão religiosa ortodoxa e enfrenta no campo político o avanço dos que querem a exclusão de Charles Darwin do currículo escolar. Neste processo, criacionistas e outros movimentos do gênero exibem ideias equivocadas sobre os conceitos centrais do pensamento evolutivo, gerando críticas infundadas.

A obra Evolução – o sentido da biologia, que ganhou nova tiragem e integra a Coleção Paradidáticos, mostra como a teoria evolutiva surge ao longo dos séculos XIX e XX e apresenta seus principais conceitos, o contexto cultural e social na qual está inserida e as fronteiras atuais da busca do conhecimento sobre a evolução e a diversidade da vida na Terra. Assim, podemos acompanhar os movimentos e ideias que resultaram em uma visão de mundo na qual os seres vivos são resultado de um processo de mudanças graduais. 

Este percurso nos ajuda a acompanhar as questões contemporâneas envolvendo a teoria evolutiva, algo fundamental não apenas para evitar a mistificação e vulgarização de seus pressupostos básicos, mas também para entender os debates que levam a uma constante renovação do pensamento científico. 

Diogo Meyer e Charbel Niño El-Hani mostram ainda como a compreensão da biologia evolutiva é importante na integração de outras áreas da Biologia moderna, como zoologia, ecologia, botânica e genética. Tudo isso em uma linguagem clara e instigante, aproximando a teoria da realidade do leitor ao utilizar exemplos próximos das experiências cotidianas.

Sobre a Coleção Paradidáticos - Oferecer informações sobre temas complexos que desafiam cientistas e pesquisadores, mas que também são essenciais para todos é o desafio que a Editora Unesp cumpre com a Coleção Paradidáticos. Buscando tornar mais acessível as descobertas científicas e as pesquisas culturais de nossos tempos, pesquisadores das Universidades brasileiras abordam questões centrais da ciência e cultura sete séries: Novas Tecnologias, Poder, Cultura, Linguagens e Representações, Educação, Evolução e Sociedade, Espaço e Tempo. Todos oferecem sugestões de leituras para que o leitor possa se aprofundar em determinado tema, um glossário que ajuda a explicitar os principais conceitos usados em cada obra e questões para reflexão e debate, uma provocação intelectual a ser usada para sistematizar as informações obtidas.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br