Ex-secretário da Educação de São Paulo projeta futuro da educação básica pública

Notícia
Notícias
segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Herman J. C. Voorwald, que também ocupou o cargo de reitor da Universidade Estadual Paulista, discute processos que podem levar a educação básica pública a outro patamar

É indiscutível o papel que a educação desempenha no desenvolvimento pleno das nações. Mas, no caso brasileiro, para onde vai o setor educacional público? O ex-secretário de Educação do Estado de São Paulo (2011-2015) e ex-reitor da Unesp (2009-2010) Herman Jacobus Cornelis Voorwald se debruça sobre esta questão para buscar resposta à pergunta que dá título à obra A educação básica pública tem solução?, lançamento da Editora Unesp. 

Aliando as vivências de sua passagem pela secretaria e a experiência administrativa no ensino superior, sempre com “respeito pela experiência efetiva e a disposição a ouvir” como “partes inerentes à caminhada profissional”, Voorwald consegue pintar um quadro importante da educação pública brasileira. Se volta os olhos para o passado, isso não o impede de olhar para o futuro e costurar propostas, soluções. Caminhos. “Este livro, redigido com base na experiência adquirida junto aos profissionais da Rede pública de educação, tem como objetivo justamente mostrar a viabilidade de uma estratégia específica em que se estabelece, em construção conjunta com a Rede, uma política pública de educação de qualidade”, resume.

Optou-se por dividir o texto em cinco capítulos. No primeiro, o autor contextualiza a educação pública no Brasil sob a perspectiva histórica. Em seguida, no segundo capítulo, detalha sua vivência extremamente rica na complexa realidade do dia a dia escolar. A partir daí, no terceiro capítulo o autor demonstra os pilares da proposta, que “valoriza acima de tudo a aprendizagem e que resultou no Programa Educação: Compromisso de São Paulo”. O quarto capítulo dedica-se a apresentar os muitos e diferentes desafios enfrentados na tentativa de levar adiante esse projeto de mudança e o quinto aprofunda as propostas. Para concluir, o autor amarra as discussões anteriores para responder à pergunta que intitula a obra.

“A educação pública de qualidade é uma demanda permanente da sociedade brasileira”, define Voorwald. Este livro debate os aperfeiçoamentos que ainda são imprescindíveis, mas também aquilo que não pode ser descartado, as experiências que já enfrentaram com sucesso o crivo da realidade daqueles que trabalham diariamente pela educação no Estado, dentro e fora da sala de aula.

Sobre o autor – Herman Jacobus Cornelis Voorwald é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), onde ocupou também o cargo de reitor. Esteve à frente da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo entre 2011 e 2015.

Título: A educação básica pública tem solução?
Autor: Herman J. C. Voorwald
Número de páginas: 118
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-393-0694-7

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp