Exame destaca clássico de Schumpeter na análise da postura de empresários frente à crise

Imprensa
Imprensa
terça-feira, 24 de março de 2020

"HAMBÚRGUER DO MADERO: mais do que falta de tato, as manifestações revelam a insegurança de empresários
com crises e mudanças" (Reprodução do artigo da Exame)

O título publicado pela Editora Unesp, Capitalismo, socialismo e democracia, de Joseph A. Schumpeter, foi citado no artigo de Sérgio Praça, no portal Exame, analisando o posicionamento de empresários brasileiros frente à situação gerada pelo covid-19, que defendem que "o Brasil não pode parar por 5 ou 7 mil mortes".

Diante da postura de empresários, a publicação destaca: "A reação dos empresários revela o utilitarismo cego atribuído à classe por esquerdistas que não leram Joseph Schumpeter – um dos melhores intérpretes, aliás, do marxismo em seu “Capitalismo, Socialismo e Democracia” (Editora Unesp, 2017 [1942]).

Confira o artigo aqui

Capitalismo, socialismo e democracia é o mais famoso livro do teórico austríaco Joseph Schumpeter e a obra que torna seu pensamento inclassificável dentro de correntes econômicas hegemônicas. O autor inicia o texto com um exame crítico do marxismo, dedica-se a um longo elogio analítico do capitalismo, embora preveja razões para seu fim, e investiga as premissas do socialismo e as ligações desse sistema com a democracia. Clássico publicado em diversos países, esta edição ganha nova tradução em português e conta com texto introdutório de Joseph Eugene Stiglitz, economista estadunidense ganhador do Prêmio Nobel de Ciências Econômicas de 2001.

A obra faz parte da Mega promoção da Editora Unesp e está com 50% de desconto, saindo de R$ 96 por R$ 48. Veja aqui todos os títulos e compre sem sair de casa.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br