FEU tem quatro títulos laureados no Prêmio Abeu

Notícia
Notícias
terça-feira, 23 de novembro de 2021

Devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia foi realizada on-line

O Prêmio Abeu, promovido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias, revelou, em 23 de novembro, os vencedores de sua sétima edição, em cerimônia transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da entidade. 

O Prêmio foi instituído para distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como para realçar o projeto gráfico mais acurado. Para este fim, as obras finalistas concorrem em: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Projeto Gráfico; e Tradução.

Neste ano, quatro títulos da Fundação Editora da Unesp foram premiados: dois pelo selo Editora Unesp e dois pelo selo Cultura Acadêmica.

Selo Editora Unesp

2º lugar na categoria Ciências Sociais

A Aliança para o Progresso e o governo João Goulart (1961-1964): ajuda econômica norte-americana a estados brasileiros e a desestabilização da democracia do Brasil pós-guerra

Felipe Pereira Loureiro

Desde que veio a público a chamada Operação Brother Sam, plano sigiloso conduzido pela administração Lyndon B. Johnson para dar respaldo militar aos golpistas de 1964, não foi mais possível disfarçar o papel de Washington para o fim da democracia brasileira do pós-guerra. O presente livro engrossa o caldo de reflexão sobre o assunto, apresentando um acurado e inédito mapeamento do auxílio econômico ofertado pelos Estados Unidos diretamente a estados da federação brasileira, passando-se por cima do governo federal, como parte do processo de contenção e desestabilização da administração Jango.

2º lugar na categoria Tradução

Facticidade e validade: contribuições para uma teoria discursiva do direito e da democracia

De Jürgen Habermas, com tradução de Rúrion Melo e Felipe Gonçalves Silva

“Mesmo nas democracias estabelecidas, as instituições existentes da liberdade não são mais incontestáveis, ainda que nelas as populações pareçam pressionar não por menos, mas, sim, por mais democracia. Eu suponho, contudo, que a inquietação tem uma razão ainda mais profunda, a saber, a suspeita de que, no marco de uma política completamente secularizada, não é possível haver e nem preservar o Estado de direito sem democracia radical. Discernir o que subjaz a essa suspeita é o objetivo da presente investigação.”

Selo Cultura Acadêmica

2º lugar na categoria Ciências Naturais e Matemática

Cidades inteligentes e desenvolvimento de comunidades: o contributo da Ciência da Informação para a gestão cultural

Rosângela Formentini Caldas

Cidades inteligentes são regiões mundialmente reconhecidas por agregar inovação e conhecimento. Propiciam um ambiente ideal para o crescimento urbano e a geração da qualidade de vida das suas populações. Mas seria possível entendermos as cidades inteligentes sob o viés do desenvolvimento? E que contribuição a área da Ciência da Informação poderia trazer para o debate de cidades inteligentes? Qual a importância das práticas de uma gestão pública eficiente para alcançarmos ambientes de referência para o cotidiano das pessoas e de suas comunidades?

3º lugar na categoria Linguística, Letras e Artes

Território e identidade: a descoberta do ouro nas disputas entre Brasil e França

Geiza Gimenes Saraiva

Esta obra busca compreender como se articula a construção de uma identidade nacional (brasileira), entre os anos de 1893 e 1900, período das disputas territoriais entre Brasil e França, na fronteira do Estado do Amapá com a Guiana Francesa. Para tanto, inscreve-se nos estudos semióticos greimasianos e estabelece diálogo com a geografia, particularmente acerca dos conceitos de território e fronteira e seus correlatos. Nesse diálogo, o ponto em comum entre as duas áreas é o território como construção, humana e linguística. 

Assista à cerimônia do Prêmio Abeu abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=_6a2pAFxdNA

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br