Folha de S.Paulo explica quem é Losurdo, o teórico que mudou a cabeça de Caetano Veloso

Imprensa
Imprensa
segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo, de 16 de setembro de 2020, o professor de história contemporânea do bacharelado em políticas públicas da UFF (Universidade Federal Fluminense) Demian Melo mostra quem é Domenico Losurdo e suas ideias.

“Bastou uma figura fundamental da cultura brasileira mencionar a revisão da história do liberalismo feita por Domenico Losurdo para que a obra do filósofo comunista italiano despertasse novo interesse público. A imagem de Caetano Veloso afirmando a Pedro Bial sua própria reavaliação da antiga posição “liberaloide” e o respeito pelo socialismo ganhou as redes sociais na semana que passou”, abre o artigo, que pode ser conferido aqui (para assinantes) ou na imagem abaixo.

Para quem deseja conhecer melhor suas ideias, a Editora Unesp já publicou três obras do autor.

Um mundo sem guerras
A ideia de paz das promessas do passado às tragédias do presente

Nesta obra, Domenico Losurdo traça a história da ideia de paz, desde a Revolução Francesa até os dias atuais, e problematiza questões dramáticas de nosso tempo: é possível construir um mundo sem guerras? Devemos confiar na não violência? A democracia é garantia real de paz ou pode transformar-se em ideologia de guerra? Refletir sobre as promessas, as decepções, as voltas e reviravoltas da história da ideia de paz perpétua é essencial para compreender nosso passado e dar novo impulso à luta contra o crescente perigo de novas guerras.

Democracia ou bonapartismo
Triunfo e decadência do sufrágio universal

Obra que trata da reconstrução histórica da luta pela conquista de direitos civis, políticos, econômicos e sociais, com vitórias exaltantes e derrotas desastrosas. Com abordagens da luta pelo sufrágio universal, das origens do bonapartismo entre a América e a França, classes dominantes e subalternas, a democracia, e o século XX, entre a emancipação e a des-emancipação, ou seja, após a conquista de direitos anteriormente não desfrutados, pode se seguir a amargura da perda dos direitos tão arduamente conquistados.

Hegel, Marx e a tradição liberal
Liberdade, igualdade e Estado

Losurdo sugere uma leitura revolucionária de tópicos da filosofia política e da história da filosofia política. Para ele, o pensamento político de Hegel e, em particular, sua filosofia do direito preconizam e se entrelaçam com a filosofia marxista de maneira geralmente descurada pelos comentadores. Esta perspectiva de análise lança novas luzes para a intelecção dos ideários marxista e hegeliano.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
assessoria.editora@unesp.br