Gary Gutting abre as portas ao pensamento de Michel Foucault

Notícia
Notícias
segunda-feira, 28 de junho de 2021

De forma objetiva, cativante e rigorosa, um dos maiores especialistas na obra do pensador francês aproxima o leitor dos temas tratados em seus textos, anotando suas contribuições sobre a literatura, a filosofia e a história 

“Não perguntem quem eu sou nem peçam que eu permaneça o mesmo… Deixemos que os nossos burocratas e a nossa polícia verifiquem se nossos papéis estão em ordem.” Com essas palavras, escritas por Michel Foucault em A arqueologia do saber, Gary Gutting, um dos maiores especialistas na obra do pensador francês, inicia o livro Foucault: uma brevíssima introdução, lançamento da Editora Unesp. O objetivo principal é abrir, de forma objetiva, cativante e, claro, rigorosa, as portas do pensamento deste complexo filósofo.

“Ao menos até o momento, conhecemos muito pouco acerca de Foucault para ir além de especulações sobre a relação de sua vida com a sua obra”, explica Gutting. “Mas por que insistir em inferir a vida na obra quando a vida pode ser lida a partir da obra? Foucault dedicou boa parte da vida a escrever livros, e eles nos dizem mais a respeito dele do que o conjunto de curiosidades aleatórias que escaparam das distorções das memórias e dos próprios esforços de Foucault para preservar sua privacidade.”

Caminhando ao longo de 11 capítulos, Gary Gutting examina aspectos biográficos de Foucault com relação aos posicionamentos social e político, suas contribuições à literatura, à política, à filosofia e à história, trafegando também por temas caros ao pensador, como sexualidade, loucura e poder. Gutting sentiu, ainda, necessidade de acrescentar, na segunda edição do texto original – que o leitor tem em mãos – o capítulo “Foucault depois de Foucault”, em que verifica o legado do francês após sua morte. O livro conta também com extensas referências bibliográficas e leituras complementares. 

A obra demonstra como Foucault rejeitou modelos tradicionais de pensamento e apresentou um olhar sobre seus temas de interesse que permanece amplamente debatido. Pois, a partir disso, o leitor tem a oportunidade de se aproximar de textos como A arqueologia do saber, As palavras e as coisas, História da loucura, Vigiar e punir, História da sexualidade, entre outras. “Foucault morreu extremamente jovem [...]”, lamenta Gutting. “Para grande prejuízo nosso, nunca veremos os novos horizontes que Foucault nos teria descortinado se tivesse vivido mais alguns anos.” Felizmente, ainda é possível navegar pela vastidão de sua obra.

Sobre o autor – Gary Gutting (1942-2019) foi John A. O’Brien Chair in Philosophy (Emeritus) na University of Notre Dame (Indiana, Estados Unidos) e é conhecido como um dos maiores especialistas na obra de Michel Foucault. É autor, entre muitos outros livros, de What Philosophers Know: Case Studies in Recent Analytic Philosophy (2009) e Thinking the Impossible: French Philosophy Since 1960 (2011). 

Assista ao booktrailer a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=oiSyAHVZdjQ

Título: Foucault: uma brevíssima introdução
Autor: Gary Gutting
Tradução: Fernando Santos
Número de páginas: 196 
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 48
ISBN: 978-65-5711-017-1

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br