Geógrafo explora a espacialidade criada pela ação humana

Notícia
Notícias
segunda-feira, 25 de março de 2019

Coletânea apresenta o percurso trilhado por Roberto Lobato Corrêa na busca do entendimento de conceitos, teorias e temas que demarcam o pensamento geográfico

A ação humana produz um espaço complexo e altamente mutável. Para entendê-lo, o geógrafo Roberto Lobato Corrêa reúne na coletânea Caminhos paralelos e entrecruzados, lançamento da Editora Unesp, reflexões geográficas que dizem respeito ao presente e ao passado. “Espaços diferenciados entre si, com áreas e redes diferenciadas e articuladas, constituem o foco da geografia que analisa a espacialidade do passado e do presente”, anota. 

“Este livro caminha de modo bastante didático pela espacialidade produzida socialmente, mergulhando nas formas resultantes de relações, processos, significados”, anota nas orelhas do livro a geógrafa Darlene A. O. Ferreira. “Como o próprio título sugere, são caminhos do pensamento sobre o espaço, a paisagem, a cultura, o urbano – caminhos que seguem na mesma direção ou se apresentam como mistura, como fusão.”

Ao longo de 17 capítulos, de “inequívoca natureza social”, Corrêa busca compreender a espacialidade da ação humana. O caminho que propõe passa pelas diversas relações entre sociedade e espaço. “Mais importante, no entanto, é que qualquer produção, intelectual ou não, só pode ser efetivada no contexto de dado quadro social, com seus atributos temporais e espaciais”, alerta. “O trabalho é, assim, social e individual, particular e singular. Nesse sentido os textos aqui apresentados denotam a singularidade de seu autor.”

O leitor vai percorrer temas diversos, como teoria da geografia, geografia urbana, geografia histórica e geografia cultural. “São leituras que nos encaminham para pensar o espaço e o tempo, a paisagem, a região, a memória, o simbólico, preocupando--se sempre com a apreensão do real”, escreve Darlene. “Caminhos paralelos e entrecruzados é leitura fundamental não apenas para geógrafos, mas também para todos aqueles que se interessam por ciências sociais e humanas em geral.”

Sobre o autor - Roberto Lobato Corrêa é geógrafo e um dos principais estudiosos das questões urbanas no Brasil. Atualmente professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, escreveu inúmeros artigos e publicou diversos livros na área da geografia urbana e da geografia cultural. 

Título: Caminhos paralelos e entrecruzados
Autor: Roberto Lobato Corrêa
Número de páginas: 321
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 62,00
ISBN: 978-85-393-0770-8  

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp